Dois estudantes de engenharia do estado americano da Virginia inventaram um jeito diferente de apagar incêndios. Seth Robertson e Viet Tran criaram um aparelho que usa ondas sonoras para extinguir as chamas.
O projeto começou como uma ideia para o trabalho de conclusão de curso da dupla. Após um ano de testes, eles construíram um gerador e um amplificador de som portátil de 600 dólares que consegue apagar diferentes tipos de incêndio.
Robertson, de 23 anos, e Tran, de 28 anos, registraram uma patente provisória do aparelho em novembro de 2014, garantindo à dupla um ano para testar o sistema em outros tipos de material inflamável. Até agora, o aparelho apaga apenas incêndios em que o álcool é combustível.
As ondas sonoras funcionam como ondas de pressão, deslocando parte do oxigênio que alimenta o fogo, à medida que elas viajam no ar. Em uma determinada frequência, as ondas de som separam o oxigênio do combustível. A onda de pressão vai e volta no ambiente, agitando o ar em volta. Esse espaço criado é suficiente para impedir que a chama reacenda.
[box type=”info” align=”aligncenter” ]Leia também:
Australiano cria moto capaz de surfar grandes ondas[/box]
Os estudantes inicialmente tentaram apagar fogos com altas frequências, como 20000 ou 30000 Hz. Apesar de enxergarem as chamas vibrarem, elas não apagavam. Então, eles tentaram o oposto: com ondas na faixa de 30 a 60 Hz, os incêndios se extinguiam. O som é inaudível para seres humanos.
O próximo desafio foi criar algo portátil e barato, como um extintor, mas que também pudesse criar a onda sonora na frequência correta, algo que a dupla conseguiu com a ajuda de um osciloscópio que media as ondas. Robertson e Tran conectaram um gerador de frequência a um pequeno amplificador e ligaram o amplificador a uma pequena fonte de energia. Tudo isso é ligado em um colimador, que limita a onda de som a uma área menor, tornando-a direcionável.
Apesar de ter sido originalmente criado como uma ferramenta para extinguir pequenos incêndios, os estudantes acreditam que o sistema possa ser usado em outras situações, como em espaçonaves ou florestas. O Corpo de Bombeiros da Virginia já entrou em contato com os jovens para testar o aparelho em incêndios maiores. Sugestão de Sergio Maduro.
[divider]
Fonte: Info/Gabriel Garcia | Foto: Divulgação/George Mason University
http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/2015/03/estudantes-criam-aparelho-que-apaga-incendios-com-ondas-sonoras.shtml

Deixe um comentário