terça-feira, 22 agosto, 2017 - 00:37
Capa » Fotografia » Bebê de campanhas nazistas para promover a “pureza ariana” era criança judia
Bebê de campanhas nazistas para promover a “pureza ariana” era criança judia

Bebê de campanhas nazistas para promover a “pureza ariana” era criança judia

A imagem de Hessy Taft foi usada em uma propaganda nazista para mostrar como seria o “bebê ariano perfeito”. Mas Hessy Taft é de família judia.

“Eu dou risada disso hoje, mas se, na época, os nazistas descobrissem, eu não estaria viva”, contou Heesy, em entrevista ao jornal alemão Bild. Na época da foto, ela tinha seis meses – hoje, está com 80 anos.

Bebê de campanhas nazistas para promover a "pureza ariana" era criança judia

Mas como uma foto de um bebê judeu foi parar em uma propaganda nazista?

A mãe de Hessy, Pauline Levinsons, levou sua filha para tirar um retrato em 1935, na cidade de Berlim. O fotógrafo, Hans Ballin, enviou a imagem para uma revista de propaganda nazista “para a família”, a Sonne ins Hause. E a foto foi parar na capa. Confrontado posteriormente pelos Levinsons, Hans admitiu que inscreveu a foto de Hessy em um concurso para eleger o bebê ariano mais bonito de propósito. “Queria fazer os nazistas parecerem ridículos”, teria dito o fotógrafo.

A foto de Hessy não apenas foi publicada na revista, como também em cartões postais com mensagens nazistas. Diz a “lenda” que a foto teria sido especialmente selecionada pelo Ministro de Propaganda nazista, Joseph Goebbels.

Por medo de descobrirem a farsa, a família da garota a manteve escondida durante sua infância inteira. Afinal, se os nazistas reconhecessem as crianças, isso significaria uma morte certa. Por sorte, eles nunca ficaram sabendo.

Fonte: | Foto 1: Ohad Zwigenberg, Yedioth Ahoronot
http://e

Sobre Felipe Zordan

Felipe Zordan
Cineasta pela Academia Internacional de Cinema (AIC), escritor e professor de inglês. Correspondente internacional em Ohio, Estados Unidos.