![]() |
Professores da escola rural Vital de Andrade |
Apesar de ter recebido um prêmio de R$ 150 mil reais em 2012 por ter atingido as metas educacionais do Amazonas, a escola rural Vital de Andrade Brandão não possui rede pública de água nem de esgoto. Essa é a situação de 31,8% das escolas brasileiras, segundo dados do Censo Escolar 2012.
De acordo com a diretora da instituição, professora Verônica de Souza Cruz, a quantia faz parte do “Escola de Valor”, premiação do Sadeam (Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas), ação do governo que avalia turmas dos ensinos fundamental e médio.
A docente acredita que o bom desempenho da escola teve como fator decisivo o professor, que “detecta as dificuldades de aprendizagem e reorienta o processo de ensino-aprendizagem, resultando em práticas bem sucedidas em sala de aula”. Apesar de ter dez salas de aulas, cozinha, biblioteca e sala de informática, a Vital de Andrade não possui telefone fixo nem internet de boa qualidade.
Em 2012, o governo do Estado gastou quase R$ 11 milhões na premiação de 219 escolas estaduais da capital e do interior, de acordo com o site do programa. Houve ainda concessão de 14º e 15º salários em 46 instituições.
Fonte: UOL Educação/Lucas Rodrigues
http://educacao.uol.com.br/noticias/2014/05/29/escola-premiada-no-amazonas-nao-tem-rede-de-agua-nem-de-esgoto.htm