segunda-feira, 23 outubro, 2017 - 09:44
Capa » Ciência » Cientistas dão dicas sobre como evitar o respingo da urina
Cientistas dão dicas sobre como evitar o respingo da urina

Cientistas dão dicas sobre como evitar o respingo da urina

Físicos americanos usaram câmeras de alta velocidade para estudar a dinâmica do respingo da urina e descobrir maneiras para ajudar homens na hora de urinar.

Os pesquisadores Tadd Truscott e Randy Hurd da Universidade Brigham Young, em Utah, construíram um simulador de xixi, o Water Angle Navigation Guide, um balde de 22.7 litros com mangueiras ligadas a dois tipos de uretra sintéticas. 

“O fluxo de urina masculina se divide depois de cerca de 17 cm fora da saída da uretra”, explicou Hurd em entrevista à BBC Brasil. “Então, no momento em que ela atinge o mictório, ele já está em forma de gota. Todas essas gotas são as responsáveis pelos respingos indesejados em suas calças cáqui.”


Segundo a dupla, quando o “ângulo de ataque” do jato é mais fechado, o respingo é menor. Quanto mais perto do mictório melhor. Para evitar respingos em vaso sanitário tradicional, o melhor é urinar sentado, pois ao urinar em pé, o homem fica cinco vezes mais longe do vaso, aumentando a velocidade do impacto das gotas de urina. Em mictório comum, é melhor ficar em pé ligeiramente para um lado, e apontar para baixo com um pequeno ângulo de impacto.


Para os pesquisadores, desenhar uma mosca na parede para indicar onde você dever apontar também funciona, mas algumas empresas colocam a mosca no lugar errado. O assunto é tão importante que a empresa Sega, que desenvolve vídeo games, criou o jogo “Toylet”, que foi instalado em estações de metrô em Tóquio e dá pontos para homens que são precisos na hora de urinar. Mas a maneira mais eficiente de urinar não requer tecnologia. Basta jogar alguns pedaços de papel higiênico no vaso para suavizar o impacto.

 
O estudo será apresentado em um encontro da Sociedade Americana de Física.


Fonte: BBC Brasil
http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/bbc/2013/11/09/cientistas-dao-dicas-sobre-como-evitar-o-respingo-da-urina.htm

Sobre Luciano Abe

Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP. Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)