quarta-feira, 18 outubro, 2017 - 18:29
Capa » Índice - Ordem Cronológica » Paris e Bruxelas fecharão ruas para carros durante um dia em setembro
Paris e Bruxelas fecharão ruas para carros durante um dia em setembro

Paris e Bruxelas fecharão ruas para carros durante um dia em setembro

Paris e Bruxelas terão em setembro um dia de restrições ao trânsito para carros com o objetivo de estimular o uso de outras formas de transporte.

A Prefeitura de Paris, capital da França, marcou para o próximo 27 de setembro, um domingo, o seu primeiro dia sem veículos na história. O tráfego de automóveis será proibido das 11h às 18h em vias importantes de, ao menos, doze regiões da “Cidade Luz”.

Áreas como o entorno da avenida Champs Élysées, do boulevard Saint-Germain e do Quai Branly estarão proibidos a carros particulares. Ambulâncias serão permitidas neste período. Para a prefeita Anne Hidalgo, que anunciou a medida em março, será uma oportunidade para parisienses e turistas aproveitarem a cidade sem barulho, poluição e, portanto, sem estresse.

Na Bélgica, a prefeitura de Bruxelas realizará o seu dia sem carro em 20 de setembro. Durante a semana da mobilidade, Bruxelas fará um domingo sem carros para estimular “o uso de meios alternativos de transporte”. Apenas táxis, veículos de transporte público, ambulâncias e policiais serão autorizados a andar de carro em Bruxelas e em toda a região da capital belga das 9h30 às 19h.

Nessa data, o transporte público será gratuito. Os veículos autorizados a circular pelas ruas da cidade não poderão ultrapassar 30 km/h de velocidade.

Além dessa iniciativa pontual, a prefeitura belga recentemente baniu os automóveis do centro da cidade em uma área de 500 mil metros quadrados. A decisão de reduzir o tráfego de carros particulares no centro segue a de outras capitais, como Madri ou Berlim.

Fonte: UOL – Internacional
http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2015/08/27/paris-e-bruxelas-terao-dia-sem-carros-veja-cidades-com-mudanca-no-transito.htm

Sobre Luciano Abe

Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP. Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)