quinta-feira, 18 Janeiro, 2018 - 10:06
Capa » Índice - Ordem Cronológica » Bebê que viveu apenas 100 minutos é o mais jovem doador de órgãos
Bebê que viveu apenas 100 minutos é o mais jovem doador de órgãos

Bebê que viveu apenas 100 minutos é o mais jovem doador de órgãos

Médicos da Hospital da Universidade do País de Gales, em Cardiff, fizeram uma cirurgia inovadora apenas três minutos depois da morte de Teddy Houlston, no dia 22 de abril de 2014.

Jess Evans estava na 12ª semana de gravidez de gêmeos quando recebeu a notícia que um deles estava com uma doença fatal. Teddy foi diagnosticado com anencefalia, um problema raro e letal que impede o desenvolvimento do cérebro e do crânio da criança.

Bebês que sofrem desta doença podem morrer ainda no útero, morrer no nascimento ou viver por apenas alguns segundos, minutos ou horas. Os médicos ofereceram ao casal a opção de um aborto, mas Jess não aceitou.

“Pensamos que mesmo se tivéssemos um momento com ele, ou dez minutos ou uma hora, aquele tempo seria a coisa mais preciosa para nós”, disse Jess.

Enquanto a gravidez avançava, o casal decidiu que doaria os órgãos de Teddy.

Assim que ambos nasceram, primeiro Noah Teddy, depois o pequeno Teddy Noah, eles puderam passar menos de duas horas com o último.

Os rins do bebê foram então transplantados e salvaram a vida de um adulto em outra cidade britânica, Leeds.

Bebê que viveu apenas 100 minutos é o mais jovem doador de órgãos

Mesmo com o pouco tempo de vida, o casal guardou em um urso de pelúcia as batidas do coração de Teddy e o brinquedo se tornou um dos favoritos de Noah. Os dois também aparecem em uma foto juntos, para que o menino possa conhecer o irmão.

Antes de Teddy, a doadora mais jovem do Reino Unido era uma menina de cinco dias que nunca teve a identidade revelada.

“Saber que ele foi capaz de fazer este bem, um bem maior do que a maioria de nós fará em uma vida inteira é impressionante”, disse a mãe.

Ele viveu e morreu como um herói. É impossível explicar o orgulho que sentimos dele” – Mike Houlston, o pai do bebê, em entrevista ao jornal britânico Daily Mirror.

Fonte: BBC Brasil/Daily Mirror
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/04/150424_doador_recem_nascido_fn

Sobre Luciano Abe

Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP. Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)