sexta-feira, 15 dezembro, 2017 - 23:35
Capa » Brasil » Ganês chega a Goiânia por engano ao tentar viajar à Guiana
Ganês chega a Goiânia por engano ao tentar viajar à Guiana

Ganês chega a Goiânia por engano ao tentar viajar à Guiana

O professor Emmanuel Akomanyi, de 29 anos, veio parar em Goiânia, por engano, ao tentar viajar à Guiana. Natural de Gana, na África, ele conta que a confusão ocorreu no Aeroporto Internacional de Guarulho, em São Paulo, onde pediu a um funcionário de uma agência de turismo uma passagem para o país vizinho.

No entanto, o atendente confundiu a pronúncia e entendeu que ele se referia à capital goiana. Agora, Emmanuel não tem dinheiro para seguir viagem.

Emmanuel só descobriu que estava na cidade errada quando entrou dentro do táxi em Goiânia, no dia 14.fev.2015, e mostrou o endereço de uma universidade em Guiana. “Então, ele [taxista] me mostrou no mapa onde eu estava: Goiânia. E eu disse: ‘Estou perdido’”, relata o professor.

A agência de turismo que vendeu a passagem de São Paulo a Goiânia, a Visão Turismo, informou, em nota, que opera há oito anos no Aeroporto de Guarulhos e que todos os funcionários falam inglês. A empresa afirma que o cliente pediu a passagem para Goiânia e não Guiana.

Emmanuel deixou a família em busca do sonho de ser médico. De acordo com o professor, ele economizou por dois anos para viajar de Gana à Guiana, onde ganhou uma bolsa de estudos para cursar medicina.

Como gastou parte do dinheiro para comprar a passagem errada, Emmanuel não tem a quantia suficiente para viajar ao país vizinho.

O ganês só não está na rua devido à ajuda de funcionários e passageiros do Aeroporto Santa Genoveva, que custearam a estadia em um hotel simples da capital por alguns dias.

Depois, a dona de casa Lourdes Ricardo soube da história e ofereceu um quarto em sua residência para que o professor se hospedasse. “Tem espaço na minha casa, tem um quartinho desocupado, então eu trouxe ele pra cá, até ver como é que fica”, diz Lourdes.

A dona de casa iniciou uma campanha para ajudar Emmanuel a seguir viagem. “Eu queria que as pessoas colaborassem também doando dinheiro. Se alguma agência de viagem puder dar uma passagem também, ele ia ficar muito grato”, pede Lourdes.

Nesta segunda-feira (23.fev.2015), a agência Visão Turismo emitiu um novo bilhete para Emmanuel, que deve chegar hoje (24.fev.2015) a Georgetown. O advogado da agência de viagens, Francisco Neto, afirma que demorou para resolver o problema pois só ficou sabendo do caso pela imprensa.

Fonte: G1/TV Anhanguera | Foto:
http://g1.globo.com/goias/noticia/2015/02/africano-chega-goiania-por-engano-ao-tentar-viajar-guiana-francesa.html

Sobre Luciano Abe

Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP.
Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)