quinta-feira, 20 fevereiro, 2020 - 02:37
Capa » Brasil » Carros zero-quilômetro já terão novas placas do Mercosul em janeiro de 2016
Carros zero-quilômetro já terão novas placas do Mercosul em janeiro de 2016

Carros zero-quilômetro já terão novas placas do Mercosul em janeiro de 2016

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) tornou oficial a alteração no sistema de placas de veículos brasileiros a partir de 1º de janeiro de 2016. Todos os carros emplacados a partir dessa data adotarão a nova identificação, padronizada em relação aos demais países do Mercosul (Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela). Além deles, os que solicitarem troca de município ou transferência de categoria também usarão o novo modelo.

As novas placas terão o seguinte padrão: uma tarja azul na parte superior conterá o logotipo do Mercosul (à esquerda) e a identificação do país, com o nome ao centro e a bandeira no canto direito. A identificação do carro será feita com sete caracteres alfanuméricos dispostos de modo aleatório.

Carros zero-quilômetro já terão novas placas do Mercosul em janeiro de 2016

Segundo o Denatran, esta solução permitirá 450 milhões de combinações, contra as 175 milhões existentes no sistema brasileiro atual. Conforme UOL Carros apontou recentemente, o atual sistema com três letras e quatro números duraria no máximo até 2030.

A categoria de cada veículo na nova placa será indicada pela cor dos caracteres: preta (particulares); vermelha (comerciais ou de aprendizagem); azul (oficiais); verde (de teste); dourado (diplomáticos); e prateado (de coleção).

No caso específico do Brasil, serão acrescentados: uma tira holográfica à esquerda (similar àquelas usadas nas notas de R$ 50 e R$ 100, para evitar falsificação), ao lado de um código bidimensional e com a identificação do fabricante, data de fabricação e número de serial da placa; e uma bandeira e brasão dos respectivos Estado e município de registro, à direita.

Segundo o Denatran, veículos que já estiverem circulando nos cinco países não precisarão trocar imediatamente suas placas de identificação.

Fonte: UOL Carros/Leonardo Felix | Foto 1: Arte UOL Carros/Foto 2: Divulgação
http://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2014/12/04/carros-zero-quilometro-ja-terao-novas-placas-do-mercosul-em-janeiro-de-2016.htm

Sobre Hamilton Kage

Hamilton Kage
Consultor de TI, fisioterapeuta e curioso, mas não necessariamente nessa ordem.