segunda-feira, 22 outubro, 2018 - 15:24
Capa » Brasil » ‘Gordinha’, jovem recebe apoio por participar de concurso de beleza no RS
‘Gordinha’, jovem recebe apoio por participar de concurso de beleza no RS

‘Gordinha’, jovem recebe apoio por participar de concurso de beleza no RS

Solteira, com idade entre 14 e 20 anos, sem filhos. Ao ouvir o anúncio no rádio, a agricultora Cristina Borges Vöss, de 34 anos, não teve dúvida: a filha Vanessa, de 14 anos, preenchia todos os requisitos para se candidatar ao Garota Verão 2015, concurso de beleza realizado no Rio Grande do Sul.

'Gordinha', jovem recebe apoio por participar de concurso de beleza no RS

A reação da menina, de início, não foi a mesma. “Ela disse: ‘Não vou participar. Eu sou meio gordinha e, geralmente, [o concurso] é para pessoas altas, magras'”, conta Cristina, que mesmo assim fez a inscrição da filha.

'Gordinha', jovem recebe apoio por participar de concurso de beleza no RS

Com olhos azuis, 1,61 m de altura e 70 kg, Vanessa Braga não só desfilou de biquíni com mais dez garotas como arrancou aplausos do público em uma das seletivas na sua cidade, Canguçu (a 272 km de Porto Alegre).

'Gordinha', jovem recebe apoio por participar de concurso de beleza no RS

A gaúcha Vanessa não venceu o desfile de Canguçu, mas ganhou a internet. No mundo virtual do Facebook, ela foi “a eleita” do público.

“Estava com vergonha, mas começaram a me aplaudir, a dizer: ‘Vai, você consegue!”, ‘Você é muito bonita’, e então eu desfilei” – Vanessa

A repercussão rendeu reportagens de jornais e sites, das quais Vanessa só ouviu falar. Sem internet em casa, a filha de agricultores não tem Facebook.

Para quem a elegeu vencedora, a garota de 14 anos deixa a lição que aprendeu na passarela: “Acho que a gente não deve ter vergonha do nosso corpo”.

Fonte: Folha de S.Paulo – Cotidiano/Juliana Coissi | Fotos 1, 3 e 4: Reprodução/Claudia Peres/Prefeitura de Canguçu/Foto 2: Xirú Gonçalves/Divulgação/Prefeitura de Canguçu
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/01/1581511-gordinha-jovem-recebe-apoio-por-participar-de-concurso-de-beleza-no-rs.shtml

Sobre Luciano Abe

Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP. Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)