segunda-feira, 23 outubro, 2017 - 09:39
Capa » Brasil » Médico que apura abuso sexual na USP se afasta da universidade
Médico que apura abuso sexual na USP se afasta da universidade

Médico que apura abuso sexual na USP se afasta da universidade

O médico patologista Paulo Saldiva, de 60 anos, que presidia a comissão que apura as denúncias de abuso sexual na USP, pediu afastamento da instituição nesta quarta, 12.nov.2014.

Ele está de licença-prêmio (90 dias de licença sem prejuízo dos vencimentos), mas diz que deixará o cargo de professor titular que ocupa na universidade desde 1996. O patologista diz que seguirá na USP como colaborador.

A decisão veio após audiência pública na Assembleia Legislativa em que foram relatados oito casos de violência dentro da USP, entre os quais dois de estupro em festas organizadas na universidade.

A faculdade [de medicina da USP] se comportou mal. Houve demora da congregação, ficaram na defensiva [sobre as denúncias de estupro das alunas]. Há uma crise de conduta, de valores. Cansei de engolir sapo” – Paulo Saldiva em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.

Médico que apura abuso sexual na USP se afasta da universidade 02

Segundo o patologista, o relatório da comissão, que deve ser entregue à congregação da Faculdade de Medicina, apresentará um retrato ainda pior do que aquele relatado na Assembleia.

Há mais denúncias de abuso de álcool e de drogas, de assédio moral, de intolerância religiosa e étnica.” – Paulo Saldiva

Em nota à Folha, a direção da Faculdade de Medicina da USP disse que os casos de abuso estão sendo investigados. “Temos somado esforços para avançar na questão da tolerância à diversidade e do combate a qualquer forma de violência.”

Fonte: Folha de S.Paulo – Cotidiano/Claudia Collucci
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/11/1547979-medico-que-apura-abuso-sexual-na-usp-se-afasta-da-universidade.shtml

Sobre Luciano Abe

Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP. Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)