segunda-feira, 18 dezembro, 2017 - 03:10
Capa » Índice - Ordem Cronológica » Aos 105 anos, homem que salvou mais de 600 crianças do nazismo é premiado
Aos 105 anos, homem que salvou mais de 600 crianças do nazismo é premiado

Aos 105 anos, homem que salvou mais de 600 crianças do nazismo é premiado

Um inglês que salvou mais de 600 crianças dos nazistas no início da Segunda Guerra Mundial foi condecorado na República Tcheca com a mais alta honraria do país – a Ordem do Leão Branco.

Nicholas Winton, de 105 anos, tinha apenas 29 anos em 1939 quando conseguiu oito trens para levar 669 crianças – a maioria delas judias – da Tchecoslováquia quando eclodiu a Guerra. Elas foram conduzidas para a Inglaterra e para a Suécia, onde ficaram livres das ações dos nazistas. Na época, ele era um corretor de ações em Londres, e vinha de uma família judia alemã.

Aos 105 anos, homem que salvou mais de 600 crianças do nazismo é premiado

Setenta e seis anos depois, o britânico participou de uma cerimônia no Castelo de Praga, onde recebeu o prêmio.

Em seu discurso, ele agradeceu aos britânicos que aceitaram receber as crianças em suas casas.

Quero agradecer a todos vocês por essa tremenda expressão de agradecimento por algo que aconteceu comigo há quase 100 anos. Fico muito contente que algumas das crianças ainda estejam aqui para me agradecer.” – Nicholas Winton

Quando questionado pela BBC sobre o que achava que tinha mudado daquela realidade de 70 anos atrás para a que vive hoje, o homem de 105 anos não foi muito otimista. “Acho que não aprendemos com os erros do passado”, disse.

Aos 105 anos, homem que salvou mais de 600 crianças do nazismo é premiado

O mundo hoje está em uma situação mais perigosa do que jamais esteve e considerando que agora temos armas de destruição em massa que podem acabar com qualquer conflito, nada está seguro mais.” – Nicholas Winton

Seu ato heroico ficou escondido por 50 anos num diário no sótão, pois nunca se considerou um herói. Em 1988, a esposa de Nicholas, descobriu o diário com a lista das crianças e os endereços para onde elas foram enviadas. Durante um programa de televisão da BBC, o mundo se emocionou com a história do “Schindler britânico”. Veja um trecho do emocionante vídeo.

Fonte: BBC Brasil | Foto 1: AP
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/10/141028_homem_premio_nazismo_rm

Sobre Luciano Abe

Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP.
Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)