Um túnel submarino de 1.700 metros de comprimento e 21 metros de profundidade ligará as cidades de Santos e Guarujá com a possibilidade de menos trânsito e redução de tempo na estrada. Batizado de Submerso, começará a ser construído em 2015, com previsão de término em 2018.
Atualmente, a obra está orçada em R$ 2,8 bilhões e contará com recursos do Tesouro do Estado, além de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Tanto em Santos quanto no Guarujá está previsto que 4.230 pessoas sejam afetadas pela desapropriação de áreas e pela necessidade de reassentamento.
Quem optar por usar o túnel também pagará um pedágio, assim como já é cobrado para quem usa a rodovia e a balsa. O valor ainda não foi divulgado, mas deve se igualar ao das outras opções de trajeto. Em Santos, o acesso ao túnel situa-se na região do cais de Outeirinhos e, no Guarujá, no distrito de Vicente de Carvalho.
Nova no Brasil, a tecnologia de construção do túnel submerso já é comum em países como Suécia, Dinamarca, Holanda, Alemanha, Turquia, Coreia do Sul e Japão.
Fonte: UOL Notícias – Cotidiano/Noelle Marqueshttp://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2014/11/13/tunel-submerso-em-sp-deve-afetar-4-mil-pessoas-e-mover-500-mil-m-de-terra.htm