segunda-feira, 23 outubro, 2017 - 09:37
Capa » Brasil » Túnel submarino de 1.700 m ligará Santos e Guarujá
Túnel submarino de 1.700 m ligará Santos e Guarujá

Túnel submarino de 1.700 m ligará Santos e Guarujá

Um túnel submarino de 1.700 metros de comprimento e 21 metros de profundidade ligará as cidades de Santos e Guarujá com a possibilidade de menos trânsito e redução de tempo na estrada. Batizado de Submerso, começará a ser construído em 2015, com previsão de término em 2018.

Atualmente, a obra está orçada em R$ 2,8 bilhões e contará com recursos do Tesouro do Estado, além de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Tanto em Santos quanto no Guarujá está previsto que 4.230 pessoas sejam afetadas pela desapropriação de áreas e pela necessidade de reassentamento.

Túnel submarino de 1.700 m ligará Santos e Guarujá

Túnel submarino de 1.700 m ligará Santos e Guarujá

Quem optar por usar o túnel também pagará um pedágio, assim como já é cobrado para quem usa a rodovia e a balsa. O valor ainda não foi divulgado, mas deve se igualar ao das outras opções de trajeto. Em Santos, o acesso ao túnel situa-se na região do cais de Outeirinhos e, no Guarujá, no distrito de Vicente de Carvalho.

Nova no Brasil, a tecnologia de construção do túnel submerso já é comum em países como Suécia, Dinamarca, Holanda, Alemanha, Turquia, Coreia do Sul e Japão.

Fonte: UOL Notícias – Cotidiano/Noelle Marques
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2014/11/13/tunel-submerso-em-sp-deve-afetar-4-mil-pessoas-e-mover-500-mil-m-de-terra.htm

Sobre Luciano Abe

Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP. Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)