sexta-feira, 20 outubro, 2017 - 14:02
Capa » Índice - Ordem Cronológica » Ex-engenheiros da NASA e da Tesla criam lâmpada inteligente
Ex-engenheiros da NASA e da Tesla criam lâmpada inteligente

Ex-engenheiros da NASA e da Tesla criam lâmpada inteligente

Lâmpada Alba


Ex-engenheiros da NASA e da Tesla criaram uma lâmpada inteligente e conectada. A lâmpada Alba é capaz de perceber a iluminação ambiente e ajustar sua potência, o que pode resultar em economia de 60% a 80% de energia em comparação com uma lâmpada de LED tradicional (que já é muito mais econômica do que uma lâmpada incandescente).


O engenheiro Neil Joseph teve a ideia em 2013 durante um dia ensolarado. “Olhei para cima e pensei: ‘Por que todas essas lâmpadas estão com toda a força se tem luz do sol vindo pela janela?'”, disse o engenheiro em entrevista à “Wired“.



De acordo com Joseph, durante a manhã ela mostra, preferencialmente, uma luz azulada, para estimular o cérebro. Ao longo do dia, ela fica mais avermelhada, para passar uma noção de calor.

A Alba também é capaz de aprender a rotina dos moradores de uma casa. Ela pode prever quando a luz de um cômodo precisa estar acesa. Com o tempo, essa “consciência” irá se aprimorar.

A lâmpada inteligente deve ser lançada no primeiro trimestre de 2015. Ela será vendida em um pacote com duas lâmpadas que vai custar 150 dólares. Cada lâmpada adicional sairá por 60 dólares.

Fonte: Exame – Tecnologia/Victor Caputo
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/ex-engenheiros-da-nasa-e-da-tesla-criam-lampada-inteligente

Sobre Luciano Abe

Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP. Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)