sexta-feira, 20 outubro, 2017 - 13:53
Capa » Ciência » Cientistas criam dispositivo que funciona como ‘capa da invisibilidade’
Cientistas criam dispositivo que funciona como ‘capa da invisibilidade’

Cientistas criam dispositivo que funciona como ‘capa da invisibilidade’

                                                                 

Cientistas da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, descobriram uma maneira de esconder grandes objetos com a ajuda de lentes.

Os pesquisadores americanos utilizaram lentes baratas para fazer um objeto desaparecer da visão de quem enxerga por elas, enquanto tudo que está ao seu redor continua normal. O método foi chamado de “Capa de Rochester”, apesar de não ser bem uma capa.

                                                                       Foto: J. Adam Fenster/University of Rochester/Reuters
Mão atrás da lente de invisibilidade

 

O dispositivo se parece com um equipamento utilizado por um optometrista. Quando um objeto é colocado por trás das quatro lentes, ele pode desaparecer.
“Pelo que nós sabemos, esse é primeiro dispositivo de camuflagem tridimensional e multidirecional”, explica Joseph Choi, estudante de graduação que ajudou a desenvolver o método.
 

 
Durante o experimento, o grupo usou uma mão, um rosto e uma régua. Cada um desses “itens” se tornou invisível através das lentes. Uma das aplicações práticas, por exemplo, seria evitar os pontos cegos que atrapalham os motoristas. O dispositivo custou pouco mais de US$ 1.000 e, segundo seus desenvolvedores, pode custar ainda mais barato.

                                                                       Foto: J. Adam Fenster/University of Rochester/Reuters
Quatro lentes de invisbilidade

 

Fonte: G1 – Ciência e Saúde
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/09/cientistas-criam-dispositivo-que-funciona-como-capa-da-invisibilidade.html#channel=f22882aedacb1d&origin=http%3A%2F%2Fg1.globo.com

Sobre Luciano Abe

Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP. Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)