quinta-feira, 23 novembro, 2017 - 18:07
Capa » Ciência » Cientistas criam bateria que é recarregada em 3 minutos
Cientistas criam bateria que é recarregada em 3 minutos

Cientistas criam bateria que é recarregada em 3 minutos

Uma bateria que demora cerca de três minutos para ser recarregada é a mais nova invenção de cientistas da Nanyang Technological University (NTU), de Singapura.

A bateria consegue recuperar 70% de sua carga total numa recarga de dois minutos e tem vida útil de 20 anos. As baterias usadas atualmente duram de dois a três anos.

Em baterias normais, o polo negativo é revestido com grafite. Na bateria criada na NTU, esse material é substituído por nanotubos de dióxido de titânio com diâmetro milhares de vezes menor que o de um fio de cabelo.

Cientistas criam bateria que é recarregada em 3 minutos

O dióxido de titânio é barato e abundante na natureza. Ele acelera as reações químicas que acontecem na bateria, permitindo uma recarga mais rápida.

A expectativa do cientistas é que a nova bateria chegue ao mercado dentro de dois anos. Entre as principais utilidades previstas para ela, está o uso em carros elétricos.

Fonte: Exame/Saulo Pereira Guimarães | Fotos: Reprodução/NTU.com
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/cientistas-criam-bateria-que-e-recarregada-em-3-minutos

Sobre Luciano Abe

Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP.
Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)