Um casal de africanos ficou preso por 20 horas em uma delegacia na França por tentar pagar suas compras em um hipermercado com uma nota de 500 euros (equivalente a R$ 1,5 mil). O caso foi divulgado no dia 02.out.2014.
Havia suspeitas de que a nota fosse falsa, mas ela era verdadeira. O casal da Guiné, no entanto, permaneceu detido para interrogatório em Douai, no norte da França, até que a autenticidade da cédula – fosse finalmente comprovada por um banco.
O casal havia tentado pagar suas compras no valor de 210 euros em um hipermercado da rede Leclerc com a nota violeta. Ao ver a nota pouco comum, a caixa do supermercado, sem utilizar o aparelho para detectar dinheiro falso, disponível na loja, preferiu alertar os responsáveis da rede, que por sua vez chamaram a polícia.
“Temos detectores de dinheiro falso, mas eles não são 100% confiáveis. É uma nota muito rara, isso provoca suspeitas”, afirmou a gerência do hipermercado ao jornal regional “La Voix du Nord“. A polícia, por sua vez, também não utilizou nenhum equipamento para analisar o dinheiro.
“Foi necessário aguardar a perícia de um banco e efetuar investigações porque o papel da nota parecia estranho. Há problemas de tráfico de dinheiro falso na região”, declarou o procurador de Douai, Éric Vaillant, ressaltando que “lamentava” a detenção indevida do casal de africanos.
Em um comunicado, a rede Leclerc afirma que os funcionários da loja “somente aplicaram os procedimentos de segurança, reforçados em decorrência de um tráfico de dinheiro falso na região”.
O incidente gerou protestos de associações de luta contra o racismo, que viram no caso “humilhação” à comunidade africana.
Fonte: BBC Brasil/Daniela Fernandes
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/10/141003_franca_casal_preso_df_hb