domingo, 24 junho, 2018 - 10:03
Capa » Educação » Nova universidade nos EUA inaugura biblioteca sem livros em papel
Nova universidade nos EUA inaugura biblioteca sem livros em papel

Nova universidade nos EUA inaugura biblioteca sem livros em papel

Biblioteca da Universidade Politécnica da Flórida


A Universidade Politécnica da Flórida, nos Estados Unidos, foi inaugurada na cidade de Lakeland prometendo abordagens inovadoras no ensino e na pesquisa em ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Uma dessas inovações é a biblioteca, que foi aberta em agosto com um acervo de 135 mil livros, mas nenhum deles impressos no papel. Todos estão em formato digital.

Os 135 mil e-books podem ser acessados pelos estudantes pelo tablet ou notebook pessoais. Além dos títulos já disponíveis, a instituição tem um orçamento de US$ 60 mil (cerca de R$ 140 mil) para comprar livros digitais por meio de softwares, para que os alunos possam lê-los uma vez gratuitamente. 

Com o segundo clique, a universidade compra o e-book. “Em vez de o bibliotecário colocar livros que eu acharia relevantes na estante, os estudantes é que estão escolhendo”, disse Kathryn Miller, diretoria de bibliotecas da nova instituição, em entrevista à agência de notícias Reuters“.
Já que não têm mais a função de carregar e guardar os livros físicos, os bibliotecários contratados pela universidade têm como principal tarefa orientar os leitores a aprender a gerenciar os materiais digitais.

Confira abaixo um vídeo que mostra o moderno prédio da instituição:

Fonte: G1 – Educação

http://g1.globo.com/educacao/noticia/2014/08/nova-universidade-nos-eua-inaugura-biblioteca-sem-livros-em-papel.html

Sobre Luciano Abe

Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP. Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)