quinta-feira, 14 dezembro, 2017 - 14:49
Capa » Índice - Ordem Cronológica » Cristina Kirchner pode tirar capital da Argentina de Buenos Aires
Cristina Kirchner pode tirar capital da Argentina de Buenos Aires

Cristina Kirchner pode tirar capital da Argentina de Buenos Aires

Cristina Kirchner com bandeira e faixa da Argentina


A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, sugeriu no dia 26.ago.2014 que vai começar a pensar em uma possível mudança de localização da capital do país.

“É uma ideia. Temos que discuti-la e pensá-la entre todos os argentinos”, afirmou Cristina em um ato na cidade de Santiago del Estero, 1.150 quilômetros ao noroeste de Buenos Aires.

Em 1983, o então presidente da Argentina Raúl Alfonsín (1983-1989), propôs mudar a capital de Buenos Aires à sulina cidade de Viedma, sobre o Atlântico, mas a iniciativa fracassou.

Cristina lembrou que naquela época ela e seu marido e antecessor, o falecido Néstor Kirchner (2003-2007), apoiaram a proposta de Alfonsín porque “há uma necessidade de redesenhar o país estrategicamente”.

“Não significa que é preciso fazer isto (mudar a capital), mas pelo menos começar a pensar nisto”, comentou Cristina.

A governante afirmou que “talvez” a capital poderia estar “mais ao centro do país”, como a própria cidade de Santiago del Estero, capital da província homônima e com uma população de 360.923 pessoas.

Fonte: Exame/Efe
http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/cristina-levanta-possibilidade-de-tirar-capital-da-argentina-de-buenos-aires

Sobre Luciano Abe

Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP.
Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)