quinta-feira, 18 Janeiro, 2018 - 09:59
Capa » Brasil » Valesca Popozuda vai bancar viagem de pesquisadora aos EUA
Valesca Popozuda vai bancar viagem de pesquisadora aos EUA

Valesca Popozuda vai bancar viagem de pesquisadora aos EUA

Valesca Popozuda e Jaqueline Conceição
Valesca Popozuda (à esquerda) ajuda professora a pagar viagem para os EUA


A professora Jaqueline Conceição, de 28 anos, dá aulas de literatura em uma escola de Paraisópolis (zona sul), segunda maior favela de São Paulo. Neste ano, ela finalizou um mestrado em educação pela PUC-SP.

Sua pesquisa sobre letras do funk brasileiro cantadas por mulheres foi escolhida para ser apresentada em um congresso na Universidade Columbia, uma das mais importantes instituições de ensino dos EUA. Para viajar em setembro, faltava “só o dinheiro”. Até o dia 28.jul.2014, com a ajuda de amigos e uma “vaquinha on-line”, só havia conseguido metade dos R$ 3.700 de que precisava.

A história da “vaquinha” de Jaqueline foi publicada no dia 26.jul.2014, no blog “Mural”, da “Folha de S.Paulo”. A cantora Valesca Popozuda leu a matéria e decidiu ajudar. “Admiro pessoas guerreiras como ela. Achei a história legal. A vontade dela de mostrar seu trabalho foi o que mais motivou em ajudá-la”, disse Valesca em entrevista ao blog “Mural”. Ela vai bancar a outra metade do dinheiro.

Valesca Popozuda foi envolvida em polêmicas no meio acadêmico. Em abril, um professor de ensino médio do Distrito Federal lhe deu o título de “grande pensadora contemporânea” numa questão que citava “Beijinho no Ombro”, hit da cantora.


Também neste ano, calouros da USP foram recebidos ao som do “beijinho”, cantado pelo coral da universidade no largo São Francisco.

Fonte: Folha de S.Paulo – Mural/Vagner de Alencar
http://mural.blogfolha.uol.com.br/2014/07/30/valesca-popozuda-vai-bancar-viagem-de-pesquisadora-aos-eua/

Sobre Luciano Abe

Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP. Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)