terça-feira, 23 outubro, 2018 - 10:31
Capa » Índice - Ordem Cronológica » Menino indiano tem 232 dentes removidos da boca
Menino indiano tem 232 dentes removidos da boca

Menino indiano tem 232 dentes removidos da boca

Cirurgiões da Índia extraíram 232 dentes da boca de um garoto de 17 anos, em uma operação que durou sete horas.


Ashik Gavai chegou ao hospital com um inchaço na mandíbula direita, disse à BBC Sunanda Dhiware, a chefe do Departamento de Ortodontia do JJ Hospital de Mumbai, maior cidade da Índia.

O pai de Ashik, Suresh Gavai, disse que seu filho se queixava de dor intensa havia um mês. “O incômodo de Ashik foi diagnosticado como um complexo tumor odontogênico em que em uma única cavidade da gengiva se formaram vários dentes. É um tipo de tumor benigno”, disse Sunanda.

 
Boca de Ashik Gavai
 

A cirurgiã contou que, no início, tiveram que usar dois instrumentos simples (um cinzel e um martelo) para arrancar os dentes, pois não conseguiam cortá-los. “Pequenos dentinhos, que pareciam pérolas começaram a sair, um a um. Contamos 232 dentes.”

Os 232 dentes de Ashik Gavai


A cirurgia, realizada na segunda-feira (21.jul.2014), envolveu dois cirurgiões e dois assistentes. Ashik agora tem 28 dentes.

Fonte: BBC Brasil – Saúde
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/07/140723_india_dentes_kb.shtml

Sobre Luciano Abe

Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP. Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)