sábado, 23 outubro, 2021 - 13:54
Capa » Índice - Ordem Cronológica » Fábrica troca homens por mulheres e dobra produtividade
Fábrica troca homens por mulheres e dobra produtividade

Fábrica troca homens por mulheres e dobra produtividade

                                                                                                                        Cristiano Borges/UOL
Mulheres em fábrica


A fábrica de equipamentos industriais Dimensão Máquinas, em Trindade (GO), aumentou a produtividade após contratar força de trabalho feminina para atuar na linha de produção.

O empresário Francisco Luciano Alves de Jesus, de 37 anos, diz que, enquanto três homens demoravam 45 dias para produzir um equipamento, o mesmo número de mulheres fazia o serviço em metade do tempo

                                                                                                                        Cristiano Borges/UOL

Mulheres trabalhando em linha de produção


A mudança começou quando o empresário precisou do apoio da secretária na produção para dar conta dos pedidos. Como ela gostou, Jesus resolveu contratar mais mulheres. Em um ano, os homens pediram demissão.

Jesus diz que as mulheres trabalham melhor em equipe. A empresa conta com 11 funcionárias e quatro estagiárias. As funções são de soldadora, eletricista, montadora, torneira mecânica e pintora.

                                                                                                                        Cristiano Borges/UOL

Mulher trabalhando em linha de produção


Quando uma meta é atingida, a funcionária ganha um “vale-salão” no valor de R$ 50 ou R$ 100 por mês para comprar o que quiserem. Mas a maioria utiliza o bônus no salão de beleza. O empresário também oferece estojos com batom, rímel e cremes para as operárias retocarem a maquiagem durante o expediente.

                                                                                                                        Cristiano Borges/UOL             

Mulher trabalhando em linha de produção

Fonte: UOL/Afonso Ferreira
http://economia.uol.com.br/empreendedorismo/noticias/redacao/2013/12/03/fabrica-troca-homens-por-mulheres-cria-vale-salao-e-dobra-produtividade.htm

Sobre Luciano Abe

Avatar
Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP. Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)