Um comercial feito como trabalho de formatura de alunos da Academia de Cinema do estado alemão de Baden-Württemberg tem causado polêmica por matar Hitler quando criança, antes que ele desencadeie a pior catástrofe humana do século 20.
No vídeo ambientado num vilarejo do fim do século 19, uma Mercedes moderna se aproxima, observada pelos moradores. Quando duas meninas atravessam seu caminho, o automóvel freia automaticamente. Pouco depois, no entanto, um garoto corre diante dele. E desta vez ele não para – e o atropela.
A mãe sai correndo de casa, gritando “Adolf!”. A placa com o nome do lugarejo entra no quadro: Braunau am Inn – local de nascença de Adolf Hitler. A tela fica preta, e aparece o slogan do sistema automático de frenagem da Mercedes-Benz: “Reconhece perigos antes de eles aparecerem”. A frenagem automática conta com a ajuda de um radar e de um computador para calcular a trajetória dos pedestres, parando se o motorista não reagir a tempo ao obstáculo.
O filme teve que ser retirado da internet, e a nova versão é acompanhada pela indicação de que o material não é autorizado pela Mercedes-Benz. “Estamos convencidos de que é inapropriado usar a morte de uma pessoa, neste caso, de uma criança, num spot de publicidade, assim como usar conteúdos associados ao nacional-socialismo”, afirma Tobias Mueller, porta-voz da montadora.
O polêmico vídeo recebeu o prêmio First Steps Award, que laureia formandos de escolas de cinema de idioma alemão. E é, aliás, patrocinado pela Mercedes-Benz.
Ao ser questionado se é lícito matar crianças num comercial, o diretor Tobias Haase declara: “É duro, eu sei. Mas a verdade é que nós fizemos um filme, não matamos nenhuma criança”. Uma usuária do YouTube coloca a justificativa em outras palavras: “Isso é só ficção. Realmente triste é a verdade.”
Vídeo em HD (alta definição): http://www.youtube.com/watch?v=MZGPz4a2mCA
http://f5.folha.uol.com.br/humanos/2013/09/1349536-comercial-que-mata-hitler-quando-crianca-gera-polemica-na-alemanha.shtml


Deixe um comentário