segunda-feira, 23 outubro, 2017 - 04:09
Capa » Brasil » Mãe encontra paredes com símbolos e criptografia após jovem sumir no AC
Mãe encontra paredes com símbolos e criptografia após jovem sumir no AC

Mãe encontra paredes com símbolos e criptografia após jovem sumir no AC

  • O estudante de psicologia Bruno Borges está desaparecido desde o dia 27.mar.2017.
  • No quarto de Bruno, foram encontrados 14 livros escritos à mão e criptografados, além de figuras e algarismos romanos.
  • No meio do cômodo, há uma estátua em tamanho natural do filósofo italiano Giordano Bruno que foi comprada pelo valor de R$ 7.000.

Um quarto de um jovem encontrado com paredes cheias de sinais e livros escritos à mão e o desaparecimento do autor, o estudante de psicologia Bruno Borges, de 24 anos. O mistério, que viralizou nas redes sociais, é investigado pela Polícia Civil de Rio Branco (AC).

Desde o dia 27.mar.2017, Borges está sumido, segundo sua família, e não fez nenhum contato. Em seu quarto, foram encontrados 14 livros escritos à mão e criptografados, além de figuras e algarismos romanos.

Mãe encontra paredes com símbolos e criptografia após jovem sumir no AC

Além dos livros, Bruno Borges também deixou as chaves para guiarem a decodificação

O estudante não é visto desde que foi deixado pelo pai na porta de casa, em um bairro de classe média na capital do Acre.

A parede, o piso e alguns móveis do quarto receberam os escritos de Borges. No meio do cômodo, ele colocou uma estátua em tamanho natural do filósofo italiano Giordano Bruno que, segundo o pai do jovem, o empresário Athos Borges, foi comprada pelo valor de R$ 7.000.

Mãe encontra paredes com símbolos e criptografia após jovem sumir no AC - Quarto

Entre outras ideias, Giordano defendia que toda estrela era realmente um sol, rodeada de planetas, e que haveria mundos similares ao nosso em torno desses sóis. Ele foi perseguido por suas ideias subversivas e morto numa fogueira pela Inquisição em 1600.

Nas redes sociais, internautas comentam sobre a semelhança física entre Bruno e o filósofo.

A mãe de Bruno, a psicóloga Denise Borges, disse que antes do desaparecimento o quarto do filho era normal, igual ao de um jovem estudante.

Mas o cenário foi transformado durante o período em que ela e o marido viajaram de férias –passaram 22 dias fora do Estado.

“Estou muito preocupada, mas um pouco confortada já. Ele deixou um mistério que a gente ainda não entende, mas tem muita gente rezando por ele e sei que está bem”, disse a mãe.

Antes de desaparecer, ainda conforme os pais, o estudante pediu dinheiro para patentear as obras que escrevera. Dizia para a família que havia encontrado uma teoria que iria mudar de forma boa a humanidade. Mas os pais negaram o auxílio financeiro.

Borges tem um irmão gêmeo, Rodrigo, além de Gabriela, mais velha, para quem chegou a mostrar um dos livros que produziu.

Mãe encontra paredes com símbolos e criptografia após jovem sumir no AC

Chaves devem guiar a decodificação dos 14 livros

Investigação

O delegado Fabrizzio Sobreira esteve no quarto do estudante na última semana e viu as escrituras, os símbolos e os desenhos deixados pelo jovem.

Ele afirmou que, apesar dos sinais encontrados, a polícia possui poucas pistas que possam levar ao paradeiro do estudante.

Sobreira disse que a polícia está analisando todo o sistema de imagens existentes desde o aeroporto até o posto de fiscalização da Polícia de Trânsito na rodovia 317, que dá acesso à fronteira do Brasil com a Bolívia, distante 240 quilômetros da capital, em busca de informações.

O pai do estudante gravou um vídeo contando a trajetória do filho, pediu perdão por não acreditar no projeto pessoal dele e disse que vai financiar a publicação dos livros tão logo Borges volte para casa.

Link para um vídeo do G1: http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/jovem-desaparecido-deixou-chave-para-decifrar-livros-criptografados-diz-familia.ghtml

Fonte: Folha de S.Paulo/Jairo Barbosa | Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/04/1872580-jovem-some-no-acre-e-deixa-paredes-com-simbolos-e-criptografia-em-quarto.shtml

Sobre Luciano Abe

Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP. Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)