Imagine que, a cada aumento de preços, os executivos de empresas viessem a público pedir desculpas. Irreal demais? Não para os japoneses.
Uma tradicional empresa de picolés no Japão, chamada Akagi Nyugyo, publicou um vídeo com funcionários e executivos pedindo desculpas pelo aumento no preço do produto.
Detalhe: é a primeiro alta em 25 anos, segundo o jornal britânico Financial Times. O preço passou de 60 ienes para 70 ienes (de R$ 2,02 para R$ 2,35, aproximadamente).
A companhia justificou o aumento, que passou a vigorar no dia 1º de abril, ao afirmar que a alta visava adequar os preços com mudanças globais do setor, além de recuperar os altos custos com logística e matérias-primas.
Além dos sorvetes causadores das desculpas, a empresa também produz sobremesas congeladas.
O vídeo mostra os japoneses, todos com semblante sérios, se curvando em sinal de respeito logo após o anúncio da alta de cerca de R$ 0,33 centavos.
O Japão enfrenta problemas em relação aos preços. Contudo, o problema nipônico é a deflação (queda nos preços), ao contrário do Brasil, por exemplo, que sofre com a alta dos preços.
Para combater a dificuldade econômica, o país adotou taxa de juros negativa, já que desde a década de 1990 desencoraja os consumidores a fazerem grandes compras porque esperam que os preços caiam mais.
A deflação é considerada a raiz de duas décadas de mal-estar econômico. Antes, o país mantinha a taxa de juros próxima a zero.
Fonte: Folha de S.Paulo – Mercado/Financial Times | Foto: Reproduçãohttp://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/04/1758868-empresa-japonesa-pede-desculpas-por-elevar-precos-depois-de-25-anos.shtml