Tablet UNI traduz conversa entre surdos e ouvintes por reconhecimento de gestos

Tablet UNI traduz conversa entre surdos e ouvintes por reconhecimento de gestos

Uma empresa norte-americana criou um produto para ajudar pessoas surdas ou com problemas graves de audição que se comunicam por sinais. Um aparelho, em formato de tablet, traduz a linguagem gestual para áudio e texto, tornando-se uma ferramenta que pode ajudar a eliminar barreiras nas interações diárias com pessoas sem problemas de audição.

O UNI utiliza a LeapMotion, uma tecnologia que reconhece gestos em movimento, e funciona com duas câmaras que projetam imagens dos gestos na tela. O sistema traduz a linguagem gestual em áudio e também permite que a voz de um ouvinte possa ser transformada em texto. Não consegue, por enquanto, transformar o que é dito verbalmente em linguagem gestual.

Segundo a MotionSavvy, o UNI é capaz de capturar as pequenas diferenças nos gestos de cada surdo e grava esses detalhes no dicionário do usuário. Cada vez que um usuário acrescenta um gesto, por meio da função SignBuilder, ele é compartilhado com todos que usem o UNI com a função CrowdSign. “Isso permite que o aparelho forneça periodicamente grandes atualizações no dicionário”, explica a empresa.

[box type=”info” align=”aligncenter” ]Leia também:
Cidade turca aprende língua de sinais para surpreender jovem surdo[/box]

O UNI ainda está em fase de protótipo e compreende apenas 300 palavras. A MotionSavvy pretende testar uma versão beta do produto para aumentar o léxico em 15 mil palavras. Até agora o UNI só reconhece a língua inglesa e pode ser utilizado somente através do tablet que vem com o sistema, não estando disponível para ser utilizado em iPads ou aparelhos com Android. No entanto, o aparelho pode ser usado como um tablet normal.

Os testes serão realizados pelas pessoas que já fizeram uma pré-encomenda do UNI, por 198 dólares, no site de financiamento coletivo Indiegogo. Além do custo do aparelho, o comprador terá que pagar uma mensalidade de 19,99 dólares para ter acesso às atualizações do dicionário.

[divider]
Fonte: Público/Cláudia Bancaleiro | Foto: Divulgação
http://www.publico.pt/tecnologia/noticia/tablet-uni-permite-que-surdos-comuniquem-sem-limitacoes-1673901

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *