segunda-feira, 18 dezembro, 2017 - 10:54
Capa » Índice - Ordem Cronológica » Tablet UNI traduz conversa entre surdos e ouvintes por reconhecimento de gestos
Tablet UNI traduz conversa entre surdos e ouvintes por reconhecimento de gestos

Tablet UNI traduz conversa entre surdos e ouvintes por reconhecimento de gestos

Uma empresa norte-americana criou um produto para ajudar pessoas surdas ou com problemas graves de audição que se comunicam por sinais. Um aparelho, em formato de tablet, traduz a linguagem gestual para áudio e texto, tornando-se uma ferramenta que pode ajudar a eliminar barreiras nas interações diárias com pessoas sem problemas de audição.

O UNI utiliza a LeapMotion, uma tecnologia que reconhece gestos em movimento, e funciona com duas câmaras que projetam imagens dos gestos na tela. O sistema traduz a linguagem gestual em áudio e também permite que a voz de um ouvinte possa ser transformada em texto. Não consegue, por enquanto, transformar o que é dito verbalmente em linguagem gestual.

Segundo a MotionSavvy, o UNI é capaz de capturar as pequenas diferenças nos gestos de cada surdo e grava esses detalhes no dicionário do usuário. Cada vez que um usuário acrescenta um gesto, por meio da função SignBuilder, ele é compartilhado com todos que usem o UNI com a função CrowdSign. “Isso permite que o aparelho forneça periodicamente grandes atualizações no dicionário”, explica a empresa.

O UNI ainda está em fase de protótipo e compreende apenas 300 palavras. A MotionSavvy pretende testar uma versão beta do produto para aumentar o léxico em 15 mil palavras. Até agora o UNI só reconhece a língua inglesa e pode ser utilizado somente através do tablet que vem com o sistema, não estando disponível para ser utilizado em iPads ou aparelhos com Android. No entanto, o aparelho pode ser usado como um tablet normal.

Os testes serão realizados pelas pessoas que já fizeram uma pré-encomenda do UNI, por 198 dólares, no site de financiamento coletivo Indiegogo. Além do custo do aparelho, o comprador terá que pagar uma mensalidade de 19,99 dólares para ter acesso às atualizações do dicionário.

Fonte: Público/Cláudia Bancaleiro | Foto: Divulgação
http://www.publico.pt/tecnologia/noticia/tablet-uni-permite-que-surdos-comuniquem-sem-limitacoes-1673901

Sobre Luciano Abe

Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP.
Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)