quinta-feira, 23 novembro, 2017 - 11:01
Capa » Ciência » EUA autoriza primeiro medicamento fabricado com impressora 3D
EUA autoriza primeiro medicamento fabricado com impressora 3D

EUA autoriza primeiro medicamento fabricado com impressora 3D

O FDA, órgão americano responsável pelo controle dos alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, aprovou a fabricação do primeiro medicamento fabricado por uma impressora 3D: um comprimido solúvel que combate convulsões. O FDA aprovou o consumo do Spritam por adultos e crianças que sofram de alguns tipos de convulsão causados por epilepsia.

O comprimido é fabricado por meio de impressão 3D e se dissolve quando entra em contato com a água. A farmacêutica americana afirma que seu sistema de impressão pode injetar doses maiores da droga em cada comprimido individual, e espera lançar o Spritam durante o primeiro trimestre de 2016.

Cada comprido do Spritam possui 1000 mg de levetiracetam, medicamento comum em remédios para epilépticos, além de ser “superporoso”, isto é, se dissolve na boca do paciente assim que ele ingere a droga.

A FDA já havia aprovado anteriormente a comercialização de aparelhos médicos, como próteses, feitos com impressoras 3D. Uma porta-voz da agência confirmou que a nova droga é o primeiro medicamento controlado que usa o processo.

Fonte: Info – Ciência/Gabriel Garcia/Reuters | Foto: Divulgação
http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/2015/08/eua-aprovam-consumo-de-primeiro-medicamento-impresso-em-3d.shtml

Sobre Silmara Túrmina

Silmara Túrmina

Apresentadora, atriz e escritora.
Graduada e Pós-graduada em Geografia
Graduada em marketing
Um bicho do Paraná, correspondente na Flórida/EUA.