quinta-feira, 21 setembro, 2017 - 07:33
Capa » Ciência » Historiadores encontram desenho de mestre Yoda em manuscrito medieval
Historiadores encontram desenho de mestre Yoda em manuscrito medieval

Historiadores encontram desenho de mestre Yoda em manuscrito medieval

Historiadores acreditam que um dos personagem mais conhecidos do cinema, o mestre Yoda, tenha sido inspirado em um manuscrito do século 14. Ao reler o livro de decretos do Papa Gregório 9º – conhecido como Decretos de Smithfield –, Damien Kempf e Maria L. Gilbert perceberam um monstro verde, na posição de um sábio, muito parecido com o criado por George Lucas para a série Star Wars – o personagem apareceu na saga em 1980.

A descoberta foi publicada no blog da Biblioteca Nacional do Reino Unido e tem atiçado a curiosidade na internet. Teria o mestre Jedi Yoda vivido “há muito tempo, numa galáxia muito, muito longínqua”, ou há apenas 700 anos? O livro, escrito em latim, não tem data definida, mas acredita-se que seja de 1300 a 1340. A ilustração faz parte da história de Sansão e Dalila.

O curador e administrador do blog da biblioteca, Julian Harrison, afirmou à rádio NP que adoraria dizer que se trata de Yoda, “ou que foi desenhado por um viajante do tempo”.

Fonte: Correio Braziliense/Bethânia Nunes | Foto: Divulgação
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2015/04/28/interna_mundo,481158/historiadores-encontram-desenho-de-mestre-yoda-em-manuscrito-medieval.shtml

Sobre Felipe Zordan

Felipe Zordan
Cineasta pela Academia Internacional de Cinema (AIC), escritor e professor de inglês. Correspondente internacional em Ohio, Estados Unidos.