segunda-feira, 24 julho, 2017 - 17:30
Capa » Economia » Campanha elege ex-escrava para estampar notas de 20 dólares
Campanha elege ex-escrava para estampar notas de 20 dólares

Campanha elege ex-escrava para estampar notas de 20 dólares

A campanha Woman on 20s (Mulheres nas Notas de 20) mobilizou mais de 600 mil pessoas que, em votação, elegeram o rosto da ex-escrava Harriet Tubman (1822-1913) para ser estampado na nota de US$ 20, substituindo a figura do presidente Andrew Jackson (1767-1845).

Campanha elege ex-escrava para estampar notas de 20 dólares

Movida pelo ativismo humanitário, Harriet nasceu escrava e participou da luta abolicionista no país, além de ter sido uma espiã da União durante a Guerra Civil dos Estados Unidos e ser uma das mulheres mais importantes na busca pelo direito do voto feminino.

Andrew Jackson foi o sétimo presidente estadunidense. Ele, que tem um perfil totalmente oposto ao de Harriet, ficou conhecido pela conduta militarista. Chegou até a desalojar povos indígenas e não concordava com a ideia de um Banco Central nos EUA.

Criado pela executiva Barbara Ortiz Howard e pela jornalista Susan Ades Stone, o movimento enviou uma petição formal à Casa Branca no dia 12.mai.2015, solicitando que o presidente Barack Obama apoie a mudança. A decisão será do Departamento do Tesouro, que não altera um rosto no papel-moeda desde 1929.

Fonte: Catraca Livre| Foto: Divulgação
https://catracalivre.com.br/geral/cidadania/indicacao/ex-escrava-e-escolhida-para-estampar-as-notas-de-20-dolares/

Text-to-speech function is limited to 100 characters

Sobre Felipe Zordan

Felipe Zordan
Cineasta pela Academia Internacional de Cinema (AIC), escritor e professor de inglês. Correspondente internacional em Ohio, Estados Unidos.