segunda-feira, 24 julho, 2017 - 17:37
Capa » Índice - Ordem Cronológica » Passarela ‘mais perigosa do mundo’ reabre após reforma milionária
Passarela ‘mais perigosa do mundo’ reabre após reforma milionária

Passarela ‘mais perigosa do mundo’ reabre após reforma milionária

Depois de 25 anos fechada para visitas, a passarela “mais perigosa do mundo” foi reaberta no interior da província de Málaga, na Espanha.

Para reativar o antigo trajeto, conhecido como Caminito del Rey, e transformá-lo em atração turística, a administração local gastou 5,5 milhões de euros (cerca de R$ 18 milhões) em uma reforma ambiciosa, que construiu uma nova ponte reforçada sobre a antiga.

O Caminito del Rey foi construído no início do século 20 com o objetivo de criar um caminho entre as quedas d’água das represas de El Chorro e El Gaitanejo, de forma a facilitar o trabalho dos operários da hidrelétrica local.

Parte do percurso de mais de 7 km é feito sobre estreitas passarelas que ficam a 100 metros de altura sobre o rio Guadalhorce, no Desfiladeiro dos Gaitanes.

Segundo o jornal El País, a abertura do caminho pretende pôr fim a anos de visitas clandestinas, que causaram em acidentes fatais em 1999 e 2000, mesmo depois de o local ter sido fechado e de suas vias de acesso terem sido propositalmente destruídas.

A administração de Málaga será responsável pelo local durante os próximos seis meses, em que as visitas serão gratuitas. No entanto, as autoridades ainda não decidiram qual será o modelo de administração da atração turística após esse período.

As novas passarelas são feitas de madeira e protegidas por redes de aço inoxidável. Em trechos mais perigosos, o chão também é feito de uma grade de aço, que impede sua deformação pelo vento e permite ver o fundo do desfiladeiro. Um mirante com o chão de vidro também convida os mais corajosos.

Apesar da procura, o local só deve receber cerca de 600 pessoas por dia, que serão obrigadas a usar capacetes. Crianças menores de 10 anos também não poderão entrar, por razões de segurança.

Fonte: BBC Brasil | Fotos: Getty
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/04/150408_passarela_espanha_cc

Sobre Luciano Abe

Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP. Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)