quinta-feira, 21 setembro, 2017 - 07:31
Capa » Brasil » Loja só contrata vendedora que não tenha WhatsApp no celular
Loja só contrata vendedora que não tenha WhatsApp no celular

Loja só contrata vendedora que não tenha WhatsApp no celular

Em março deste ano (2015), um cartaz de anúncio de vaga de trabalho fixado na porta de uma loja de roupas do centro de Uberlândia (537 quilômetros de Belo Horizonte) chamava a atenção de quem passava pela região. Isso porque, o aviso, no mínimo curioso, dizia: “contrata-se vendedora com experiência (OBS: Sem WhatsApp)”.

Loja só contrata vendedora que não tenha WhatsApp no celular

A iniciativa de restringir a contratação apenas de pessoas que não tenham o aplicativo de bate-papo online instalado no celular foi do proprietário, Gilmar Gomes Machado. Segundo ele, a experiência com ex-funcionários foi o que o motivou. “Eu fiz o teste com 12 vendedoras. Nenhuma delas passou, porque ficavam mais no celular do que trabalhando”.

Loja só contrata vendedora que não tenha WhatsApp no celular

Em um desses testes, segundo Gilmar, a candidata à vaga de trabalho sequer deixou o celular no modo silencioso. “A cada minuto o telefone apitava e ela parava o que estava fazendo para responder às mensagens”, conta. “Ela deixava de atender o cliente para olhar o celular e acabava não vendendo.”

A queda na produtividade dos funcionários em até 40% foi o principal motivo para que ele buscasse apenas quem não tivesse o aplicativo instalado. “Nossa venda não é online, é pessoal. Por isso é importante dar total atenção ao cliente.”

A restrição, segundo a advogada trabalhista Leila Gonçalves, é legal no ponto de vista da lei trabalhista. A advogada revela que cada vez mais as empresas têm tentado proibir o uso, justamente por causa da queda na produtividade.

Fonte: UOL Tecnologia | Fotos: Renata Tavares
http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2015/03/18/loja-so-contrata-vendedora-que-nao-tenha-whatsapp-instalado-no-telefone.htm

Sobre Hamilton Kage

Hamilton Kage
Consultor de TI, fisioterapeuta e curioso, mas não necessariamente nessa ordem.