quinta-feira, 16 agosto, 2018 - 08:40
Capa » Índice - Ordem Cronológica » Empresa americana inventa papel luminoso com LEDs microscópicos
Empresa americana inventa papel luminoso com LEDs microscópicos

Empresa americana inventa papel luminoso com LEDs microscópicos

A empresa americana Rohinni criou o Lightpaper, um material inovador que parece papel, mas que emite luz quando energizado. Para fabricá-lo, a empresa misturou LEDs microscópicos com uma tinta branca especial. São LEDs tão pequenos como um glóbulo vermelho em nosso sangue.

A tinta é aplicada a uma superfície condutora de eletricidade. Depois, essa lâmina é recoberta por duas outras camadas, uma em cada face. Basta, então, ligar alguma fonte de eletricidade às duas superfícies. A corrente elétrica que flui entre elas faz com que os LEDs se acendam.

O Lightpaper não serve para telas de dispositivos digitais, já que ele não pode exibir imagens. Mesmo assim, essa tecnologia pode ter aplicações em sinalização e iluminação. Poderá ser usada em logotipos impressos em aparelhos eletrônicos e automóveis, por exemplo.

Placas de trânsito seriam muito mais visíveis à noite se fossem feitas de Lightpaper. Ciclistas poderiam pedalar com mais segurança no escuro se usarem roupas com faixas desse material. É possível que as primeiras aplicações comerciais apareçam já na metade de 2015.

Fonte: Exame – Tecnologia/Maurício Grego
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/empresa-inventa-papel-luminoso-que-pode-ate-ser-dobrado

Sobre Hamilton Kage

Hamilton Kage
Consultor de TI, fisioterapeuta e curioso, mas não necessariamente nessa ordem.