terça-feira, 24 outubro, 2017 - 09:07
Capa » Arte » Com inovação, boliviano usa folha de coca em obras de arte
Com inovação, boliviano usa folha de coca em obras de arte

Com inovação, boliviano usa folha de coca em obras de arte

Disposto a quebrar o tabu da folha de coca, o boliviano Luis Quispe cria obras de arte em que utiliza a planta para brincar com os rostos de suas telas e reforçar o conceito de identidade boliviana.

O autor, que já fez mais de 300 obras com a folha de coca, usa uma técnica que consiste em colar as folhas sobre uma tela para brincar com os rostos de pessoas.

Segundo o artista, essa colagem “reflete a vida dos bolivianos”, já que cada rosto representa os duros desafios a serem superados pelos indígenas e mineiros, coletivos que aderem à folha para ganhar “força” e continuar trabalhando.

“Seus olhos pareciam gravuras para mim, pois dá para ver o sofrimento e a fadiga do trabalho que fazem”.

Com inovação, boliviano usa folha de coca em obras de arte

O primeiro retrato que o artista “pintou” com essa técnica foi o do guerrilheiro argentino-cubano Ernesto Che Guevara. A obra, feita em 2012, foi comprada pela embaixadora da Venezuela na Bolívia.

Com inovação, boliviano usa folha de coca em obras de arte

“O presidente Evo Morales apareceu em uma reunião com a embaixadora da Venezuela na televisão e vi minha obra pendurada no fundo, fiquei muito orgulhoso”, afirmou Quispe.

O artista cobra entre US$ 100 e US$ 2.000 por cada quadro, de acordo com “o simbolismo” de cada tela.

Ao lado de Peru e Colômbia, a Bolívia é um dos três principais produtores mundiais de folha de coca, planta que contém o alcaloide base para a elaboração de seu derivado ilegal, a cocaína.

Na Bolívia, a planta tem usos culturais ancestrais, como a aplicação medicinal, e também é utilizada em indústrias de alimentos, bebidas e cosméticos, mas uma alta porcentagem do cultivo é desviada para o tráfico de drogas.

A ONU reconheceu em 2013 a tradição de mascar “acullicu”, na Bolívia, embora a folha de coca continue sendo controlada pelas Nações Unidas.

Fonte: Exame/Efe/Yolanda Salazar
http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/noticias/com-inovacao-boliviano-usa-folha-de-coca-em-obras-de-arte

Sobre Silmara Túrmina

Silmara Túrmina
Apresentadora, atriz e escritora. Graduada e Pós-graduada em Geografia Graduada em marketing Um bicho do Paraná, correspondente na Flórida/EUA.