terça-feira, 12 dezembro, 2017 - 21:36
Capa » Brasil » Enem 2014 terá participação de 15.500 candidatos idosos
Enem 2014 terá participação de 15.500 candidatos idosos

Enem 2014 terá participação de 15.500 candidatos idosos

Aproximadamente 15.500 idosos vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano. O número de inscritos com 60 anos ou mais cresce anualmente e é 42% maior que o do ano passado. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 4.700 idosos fizeram a inscrição em 2009.

O Enem é a porta de entrada para instituições de ensino superior e técnico, além do financiamento estudantil e intercâmbio acadêmico. Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro. Mais de 8,7 milhões de pessoas se inscreveram.

São pessoas aposentadas, que por vezes já têm diploma de ensino superior e buscam outros cursos. Procuram uma mudança de carreira ou a realização de um sonho” – superintendente-geral de Educação à Distância do Centro Universitário Iesb, em Brasília, Francisco Boelho, em entrevista à “Veja“.

Segundo Botelho, muitos procuram cursos à distância em função da comodidade. Caso do engenheiro agrônomo aposentado Tarcisio Siqueira, de 75 anos. Depois de aposentado, decidiu estudar engenharia civil à distância. “O nível de entendimento daquilo que é repassado, de compreensão e assimilação é diferente”, compara a segunda com a primeira graduação, concluída quando tinha pouco menos de 30 anos.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem atualmente 26,3 milhões de idosos, número que representa 13% da população. A expectativa é que esse percentual aumente e que em 2060 chegue a 34%, segundo previsão do próprio IBGE.

Fonte: Veja/Agência Brasil
http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/enem-2014-tera-participacao-de-15500-candidatos-idosos

Sobre Luciano Abe

Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP.
Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)