terça-feira, 17 outubro, 2017 - 18:29
Capa » Índice - Ordem Cronológica » Empresa revoluciona exames de sangue com nova tecnologia
Empresa revoluciona exames de sangue com nova tecnologia

Empresa revoluciona exames de sangue com nova tecnologia

A americana Elizabeth Holmes deixou a faculdade em Stanford aos 19 anos e fundou uma startup aplicando tecnologia na área de saúde. O projeto se tornou a Theranos, empresa que vale nove bilhões de dólares (Holmes, hoje com 30 anos, é dona de metade da empresa).


Graças à tecnologia desenvolvida pela Theranos, aqueles grandes tubos de sangue que são coletados para exames podem se tornar coisa do passado. Os tubos tradicionais têm cerca de dez centímetros. Os utilizados pela Theranos têm menos de 1,3 centímetro.

Empresa revoluciona exames de sangue com nova tecnologia
De acordo com a empresa, a Theranos precisa de apenas um milésimo da amostra de sangue que os exames tradicionais empregam para entregar os resultados ao paciente em, no máximo, quatro horas. 


“Não temos contato manual com as amostras. O sangue é coletado e colocado numa caixa refrigerada. O próximo passo é processamento no laboratório, que é feito por máquinas automatizadas sem qualquer intervenção manual”, disse Holmes em entrevista à “Wired“.

Pessoa segura tubo minúsculo de coleta de sangue

Os testes da empresa são mais baratos do que os de outros laboratórios nos Estados Unidos. Holmes dá como exemplo o teste de fertilidade para mulheres. “Muita gente paga por esse exame que pode chegar a custar dois mil dólares. Nosso novo teste de fertilidade custará 35 dólares.”


A estimativa de Holmes é que o uso de sua tecnologia por planos de saúde poderia representar uma economia de 100 bilhões de dólares por década para cada um deles.

Fonte: Exame – Tecnologia/Victor Caputo
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/companhia-revoluciona-testes-sanguineos-com-nova-tecnologia

Sobre Luciano Abe

Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP. Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)