sexta-feira, 24 novembro, 2017 - 16:09
Capa » Esporte » Argentino, papa ‘ameaça’ Guarda Suíça e brinca ao falar em ‘guerra’
Argentino, papa ‘ameaça’ Guarda Suíça e brinca ao falar em ‘guerra’

Argentino, papa ‘ameaça’ Guarda Suíça e brinca ao falar em ‘guerra’

Desenho de papa Francisco na frente da bandeira argentina


Torcedor declarado do San Lorenzo e apaixonado por futebol, o papa Francisco demonstrou ansiedade nesta terça-feira (1º) para o jogo entre Argentina e Suíça, no Itaquerão. O duelo vale uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo.

Logo pela manhã, o pontífice, nascido em Buenos Aires, se dirigiu a um membro da Guarda Suíça, que faz a segurança do Vaticano, e brincou: “Será guerra”.

De acordo com jornais católicos, os homens da Guarda Suíça chegaram, inclusive, a convidar Francisco para assistir à partida com eles, no quartel em que vivem no Vaticano. O papa, porém, respondeu que, “infelizmente, não poderia”.

Mas os guardas suíços ainda estão esperançosos de que a personalidade espontânea de Jorge Mario Bergoglio o faça aparecer durante o jogo.

Francisco vê no futebol uma oportunidade para promover a paz e o diálogo. Por isso, fez o Vaticano organizar para o dia 1º de setembro uma partida com jogadores de todas as religiões do mundo, que será disputada em Roma.

Por sua vez, os 110 homens da Guarda Suíça que trabalham no Vaticano se programaram para não perder nem um segundo do jogo desta terça, que começa às 13h (de Brasília).

No quartel do menor e mais antigo Exército do mundo, foi montado um telão gigante para os soldados acompanharem a partida. A Guarda Suíça Pontifícia é o corpo responsável desde 22 de janeiro de 1506 pela segurança dos papas.

Fonte: ANSA/Folha de S.Paulo
http://www1.folha.uol.com.br/esporte/folhanacopa/2014/07/1479161-argentino-papa-ameaca-guarda-suica-e-brinca-ao-falar-em-guerra.shtml

Sobre Luciano Abe

Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP.
Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)