A imagem de uma torcedora de pé diante de sua cadeira de rodas assistindo a partida do Brasil contra o México no Castelão, em Fortaleza, gerou nas redes sociais uma indignação que ficou conhecida como “milagre da Copa”: pessoas estariam se aproveitando dos ingressos para deficientes para poder acompanhar o Mundial.
Nesta quinta-feira, o Comitê Organizador Local (COL) negou a existência de fraudes e desafiou qualquer um a mandar fotos de falsos cadeirantes nos estádios da Copa.
Há muitas variáveis a serem consideradas no caso. Entre elas, por exemplo, o fato de que o que determina o grau de deficiência é a severidade da lesão nas pernas ou na coluna. Há atletas paralímpicos, por exemplo, usam cadeira de rodas para locomoção, mas conseguem ficar de pé e até caminhar por tempo limitado e com sérias limitações de movimento. A Fifa exige provas da deficiência para vender os ingressos especiais.
Com um valor inferior, os ingressos especiais começaram a ser adquiridos por pessoas que não estão dentro das especificações e também por cambistas.
Um exemplo disto é o vendedor Fausto Andrade – nome que utiliza em seu perfil no Facebook -, que divulgou a venda de ingressos para o jogo entre Brasil e México destinado a cadeirantes.
Fausto até fez uma promoção: por R$ 1 mil, o comprador teria direito a um ingresso, uma passagem para Fortaleza, a cadeira de rodas do Sistema Único de Saúde (SUS) e, inclusive, um laudo que comprovaria a “deficiência”.
A 32ª Delegacia de Polícia de Itaquera, em São Paulo, investiga cerca de 22 imagens dos circuitos internos e outras dez enviadas por torcedores que registraram cenas incomuns.
Entre elas, estão dois torcedores – uma mulher em uma cadeira de rodas e um homem sentado na cadeira do estádio sinalizada para cadeirantes – que se levantam em um determinado momento.
Além desta situação, também foram flagrados jovens torcedores portando ingressos para idosos ou carteiras de estudante falsas.
Fonte: A Tarde – Esportes
http://atarde.uol.com.br/esportes/copa/noticias/falsos-cadeirantes-se-levantam-durante-jogos-da-copa-1600464
Terra – Esportes
http://esportes.terra.com.br/futebol/copa-2014/col-nega-milagre-de-cadeirantes-e-desafia-a-provar-fraude,3430a5fbf35b6410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html