segunda-feira, 22 julho, 2019 - 22:15
Capa » Índice - Ordem Cronológica » Amazon obtém patente de foto com fundo branco
Amazon obtém patente de foto com fundo branco

Amazon obtém patente de foto com fundo branco

Esquema de fundo branco da Amazon


Uma nova patente conseguida pela Amazon nos Estados Unidos está provocando debates sobre os limites na concessão de registros de propriedade intelectual. 

A companhia conseguiu do escritório de marcas registradas do país (USPTO, na sigla em inglês) a patente para seu “arranjo de estúdio” para fotografias com fundo branco.

Os fotógrafos só não estão mais preocupados porque a patente da Amazon para um fundo branco é extremamente específica. As nove páginas do processo descrevem a posição exata e o tipo dos refletores, da câmera, o ISO correto, a abertura das lentes e outros inúmeros detalhes. 

Kindle em fundo branco


O esquema desenhado no processo, porém, foi chamado pelo site Techdirt de “muito parecido com qualquer foto de estúdio na história das fotos de estúdio”.

Na justificativa do processo, a Amazon afirma que sua técnica, diferentes das que a precederam, permite que o efeito branco seja encontrado sem ter de passar por qualquer ”retoque de imagem, pós-processamento, técnicas de ‘tela verde’ ou outros efeitos especiais de imagem e manipulação de vídeo”.

O debate maior, segundo especialistas em inovação e tecnologia, é até que ponto o criticado órgão americano seguirá registrando patentes de processos simples ou já amplamente utilizados.

Fonte: Exame/Marco Prates
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/amazon-consegue-patente-de-fotos-com-fundo-branco

Sobre Luciano Abe

Avatar
Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP. Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)