Uma nova patente conseguida pela Amazon nos Estados Unidos está provocando debates sobre os limites na concessão de registros de propriedade intelectual.
A companhia conseguiu do escritório de marcas registradas do país (USPTO, na sigla em inglês) a patente para seu “arranjo de estúdio” para fotografias com fundo branco.
Os fotógrafos só não estão mais preocupados porque a patente da Amazon para um fundo branco é extremamente específica. As nove páginas do processo descrevem a posição exata e o tipo dos refletores, da câmera, o ISO correto, a abertura das lentes e outros inúmeros detalhes.
O esquema desenhado no processo, porém, foi chamado pelo site Techdirt de “muito parecido com qualquer foto de estúdio na história das fotos de estúdio”.
Na justificativa do processo, a Amazon afirma que sua técnica, diferentes das que a precederam, permite que o efeito branco seja encontrado sem ter de passar por qualquer ”retoque de imagem, pós-processamento, técnicas de ‘tela verde’ ou outros efeitos especiais de imagem e manipulação de vídeo”.
O debate maior, segundo especialistas em inovação e tecnologia, é até que ponto o criticado órgão americano seguirá registrando patentes de processos simples ou já amplamente utilizados.
Fonte: Exame/Marco Prates
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/amazon-consegue-patente-de-fotos-com-fundo-branco