Empresa japonesa quer criar usina de energia solar na Lua

Painéis solares na lua


A empresa japonesa Shimizu Corporation pretende instalar painéis solares de 400 quilômetros de extensão na Lua para transformá-la em uma gigantesca usina de energia solar. Uma das grandes vantagens do nosso satélite é que um de seus hemisférios é constantemente banhado pela luz do Sol. Uma fonte de energia tão vasta poderia transformar totalmente a nossa civilização.

“O LUNA RING, nosso conceito de geração de energia solar lunar, transforma esse sonho em realidade por meio de ideias engenhosas, aliadas a tecnologias de ponta”, descreve o site oficial da empresa. O LUNA RING é um anel que se estende pela circunferência da Lua ao longo de 11 mil quilômetros, construído por robôs que “executarão várias tarefas na superfície lunar, incluindo terraplanagem e escavação dos estratos inferiores do solo”. A maior parte das tarefas robóticas será operada remotamente da Terra.

Como a nossa atmosfera é praticamente transparente para microondas e lasers, a Shimizu pretende enviar a energia através de transmissores localizados no hemisfério lunar que está voltado para a Terra. À medida que a Lua orbita a Terra e nosso planeta gira, estações internacionais de recepção alimentariam as redes de eletricidade com a energia solar abundante gerada no processo.

A data prevista para o início da construção do LUNA RING é 2030. 


Fonte: Discovery/Ian O’Neill
http://noticias.discoverybrasil.uol.com.br/projeto-japones-transformara-lua-em-uma-gigantesca-usina-de-energia-solar/

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *