quarta-feira, 23 Maio, 2018 - 22:50
Capa » Crime » Polícia usa tinta invisível para identificar ladrões na Inglaterra
Polícia usa tinta invisível para identificar ladrões na Inglaterra

Polícia usa tinta invisível para identificar ladrões na Inglaterra

                                                                                                                                                 Reuters
Ladrão com tinta verde


Um dispositivo que dá um banho de tinta nos criminosos é a mais nova arma da polícia de Londres contra o crime.  O líquido é quase impossível de ser removido, mesmo que as roupas sejam lavadas.

                                                                                                                                                 Reuters

Ladrão sem e com tinta verde


As armadilhas são instaladas em casas ou carros estacionados nas ruas e são trocadas de lugar com frequência, para não levantar suspeitas dos bandidos. Nos carros, por exemplo, os policiais deixam um celular ou um computador à mostra, ligado por um fio a um tubo de tinta, que pode ser instalado no painel. Quando o ladrão invade o carro e puxa o notebook, o mecanismo é acionado e o criminoso leva um banho. Enquanto a tinta estiver molhada, o ladrão sai espalhando digitais por toda a cena do crime.


Ladrão sem e com tinta verde

A tinta é invisível e não tem cheiro, mas fica verde sob luz ultravioleta. Ela demora até dois meses para desaparecer. A composição química é mantida em sigilo. Todos os policiais de Londres carregam uma lanterna com lâmpadas de luz ultravioleta. “Conseguimos reduzir em 80% os roubos onde instalamos esse sistema, o que é um percentual impressionante”, disse o inspetor-chefe Nick Davies em entrevista ao “Fantástico”. Mais de mil kits da tinta foram distribuídos para os moradores de bairros com muitos assaltos. Veja o vídeo no link abaixo:

Fonte: Fantástico / Roberto Kovalick
http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/10/armadilhas-com-tinta-invisivel-identificam-ladroes-na-inglaterra.html

Sobre Luciano Abe

Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP. Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)