Uma raça de galo tem se tornado um grande negócio para produtores do sul de Minas Gerais. É o galo índio gigante, animal que pode chegar a mais de 1 metro de altura. Um produtor de Ribeirão Vermelho (MG) apostou na criação dele, considerado bastante produtivo. A grande atração do galinheiro é o galo “Bataclan”, um dos 15 reprodutores da fazenda. O dono dele, Leandro Carvalho, já chegou a receber uma proposta de R$ 8 mil para vendê-lo, o que foi prontamente recusado.
O animal é um ótimo reprodutor e, honrando o nome boêmio, tem um bom convívio com as 10 fêmeas do galinheiro. Ele mede 1,10 metro dos pés até o bico. Mas segundo Carvalho, na fazenda já teve galo que chegou a 1,4 metros
O dono das aves já criava galinha caipira e ficou admirado quando viu a raça pela primeira vez. “Eu já tinha visto pela internet e não encontrei na região, aí eu conheci a Chácara da Liberdade, em Goiânia, que é precursora do índio gigante e trouxe a minha primeira genética de lá”, contou. Ele trabalha com esse tipo de animal desde 2009.
Os ovos e as galinhas
As galinhas da raça também são diferenciadas. Além de maiores, botam em média 30% a mais de ovos que as comuns e uma dúzia custa cerca de R$ 120. O galo índio gigante também é bom de carne. “O sabor é excelente, é uma carne com sabor do frango caipira mesmo, e mais macia, porque ele cresce numa velocidade maior, então você tem um frango mais precoce”, afirmou Leandro.
A reprodução dos animais é feita em chocadeiras na própria fazenda. O produtor pretende ampliar a produção dele, dobrando a capacidade. Quando conseguir, será um galo índio gigante para 10 galinhas. O negócio é tão rentável que o produtor comercializa os ovos até pela internet, pela página da Fazenda da Bica.
Fonte: G1http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2012/10/galo-bataclan-de-110-m-chama-atencao-pelo-tamanho-em-mg.html