sexta-feira, 20 outubro, 2017 - 15:59
Capa » Índice - Ordem Cronológica » Substituta do Wi-Fi, rede Li-Fi permite baixar até 30 filmes por segundo
Substituta do Wi-Fi, rede Li-Fi permite baixar até 30 filmes por segundo

Substituta do Wi-Fi, rede Li-Fi permite baixar até 30 filmes por segundo

Pesquisadores da Universidade de Oxford atingiram um novo patamar de transmissão de dados via Li-Fi, uma espécie de evolução do Wi-Fi que transfere dados por luzes LED. De acordo com o estudo, a velocidade máxima atingida foi de 224 Gbps (Gigabits por segundo). Com essa capacidade dá para baixar 30 filmes (de 1,5 gigabyte cada) por segundo.

A tecnologia Li-Fi (cuja sigla significa, literalmente, luz e fidelidade), por enquanto, é alvo apenas de testes de pesquisadores e permite altas velocidades bidirecionais — um usuário poderia tanto enviar como receber informações com a velocidade de 224 Gbps, por exemplo.

Segundo cientistas, por usar um espectro de luz para transmissão de dados, a tecnologia Li-Fi, mesmo em escala comercial, permite transmissão de dados sem fio superiores a 600 Mbps (Megabits por segundo), que é o atual limite das tecnologias disponíveis no mercado.

A ideia é que a transmissão de redes Li-Fi seja combinada com conexões de fibra óptica para chegar até as residências. Por usar luz no processo de transmissão, ela não consegue, por exemplo, atravessar paredes.

De acordo com Harold Haas, um dos pioneiros da tecnologia Li-Fi, no futuro toda lâmpada de LED poderá ser usada com uma rede sem-fio. “É necessário apenas colocar um pequeno microchip em todos os dispositivos LED e isso combinará duas funções básicas: iluminação e transmissão de dados sem fio”, disse ele em uma palestra.

Fonte: UOL Tecnologia/International Business Times
http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2015/02/17/substituta-do-wi-fi-rede-li-fi-permite-baixar-ate-30-filmes-por-segundo.htm

Sobre Hamilton Kage

Hamilton Kage
Consultor de TI, fisioterapeuta e curioso, mas não necessariamente nessa ordem.