segunda-feira, 23 outubro, 2017 - 09:44
Capa » Ciência » Todas as pessoas de olhos azuis descendem do mesmo ser humano
Todas as pessoas de olhos azuis descendem do mesmo ser humano

Todas as pessoas de olhos azuis descendem do mesmo ser humano

Uma pesquisa realizada pelo geneticista dinamarquês Hans Eiberg com DNA mitocondrial revelou que todas as pessoas com olhos azuis descendem do mesmo ser humano. De acordo com o estudo, uma única mutação genética transformou o olho castanho em azul.

Eiberg localizou essa mudança na coloração da íris com exatidão de tempo e espaço: esse humano de olho mutante vivia na região do Mar Negro (sul da Europa), cerca de 7 mil anos atrás. A mutação foi seguindo geração em geração e se manteve nas características humanas até os dias atuais – 300 gerações depois.

A descoberta pode ser a explicação para a alta concentração de olhos azuis no Velho Continente, especialmente no Leste Europeu: na Ucrânia, por exemplo, 53% das pessoas têm olhos azuis. Depois, a mutação se espalhou para a América do Norte e Oceania. “Uma alteração no gene OCA2, criou um ‘interruptor’, que literalmente ‘desligou’ o fenótipo de olhos castanhos”, explica Eiberg.

Geneticistas explicam que o gene OCA2 controla a produção de melanina, pigmento regulador da cor da pele, cabelos e olhos. A produção de melanina não foi totalmente bloqueada (isso causaria albinismo), criando humanos com olhos azuis. Antes dessa mutação, toda a humanidade tinha olhos escuros.

Olhos azuis correspondem a 8% da população da Terra, cerca de 600 milhões de pessoas.

Fonte: Yahoo! Notícias/Charles Nisz/Mind Unleashed
https://br.noticias.yahoo.com/blogs/vi-na-internet/todas-as-pessoas-de-olhos-azuis-sao-descendentes-015351170.html

Sobre Hamilton Kage

Hamilton Kage
Consultor de TI, fisioterapeuta e curioso, mas não necessariamente nessa ordem.