sexta-feira, 20 outubro, 2017 - 15:47
Capa » Brasil » Polícia descobre suástica em piscina de residência em SC
Polícia descobre suástica em piscina de residência em SC

Polícia descobre suástica em piscina de residência em SC

A Polícia Civil de Santa Catarina encontrou uma suástica no fundo da piscina da casa de um professor de Pomerode (a 155 km de Florianópolis) enquanto fazia um voo de helicóptero no dia 02.dez.2014.

Os agentes sobrevoavam a área para atender a uma ocorrência de sequestro quando avistaram o símbolo. Mais tarde, os policiais passaram novamente pelo local e fotografaram a suástica no fundo da piscina.

A Polícia Civil informou que não é crime manter uma suástica em propriedade particular porque não configura apologia ao nazismo.

A piscina está instalada no jardim da casa do professor de história Wandercy Antônio Pugliese, que já foi investigado por manter símbolos nazistas em sua casa.

Pela lei brasileira, a fabricação, comercialização, distribuição ou veiculação de peças com a suástica “para fins de divulgação do nazismo” são passíveis de pena de até cinco anos de prisão.

Em 1998, o Ministério Público Federal recolheu na casa do professor objetos com a suástica, revistas, fotos e quadros do exército alemão. Pugliese chegou a ser denunciado por racismo, mas o processo foi arquivado por falta de provas.

Fonte: Folha de S.Paulo/Jeferson Bertolini | Foto: Divulgação/Polícia Civil
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/12/1559795-policia-civil-descobre-piscina-com-suastica-em-casa-de-professor-de-sc.shtml

Sobre Felipe Zordan

Felipe Zordan
Cineasta pela Academia Internacional de Cinema (AIC), escritor e professor de inglês. Correspondente internacional em Ohio, Estados Unidos.