segunda-feira, 23 outubro, 2017 - 09:42
Capa » Índice - Ordem Cronológica » Chineses criam canhão de raio laser que destrói drones
Chineses criam canhão de raio laser que destrói drones

Chineses criam canhão de raio laser que destrói drones

Os chineses desenvolveram um canhão de raio laser capaz de derrubar drones em pleno voo. E os americanos também já têm uma arma desse tipo.

O canhão dos chineses tem um alcance de 1.900 metros. Uma vez apontado para o drone, ele o destrói em menos de 5 segundos, afirmou um comunicado oficial chinês citado pelo jornal britânico Guardian.

É uma arma específica para abater pequenas aeronaves voando a baixa altitude e em baixa velocidade. Os militares dizem que, num teste recente, ela derrubou mais de 30 drones com 100% de sucesso. Também dizem que já estão desenvolvendo uma versão mais potente do canhão.

Mas eles não são os primeiros a usar esse tipo de arma. A marinha americana vem testando canhões de laser há anos e divulgou, em 2013, que pretendia instalar essas armas em navios de combate ao longo dos próximos anos.

Em comparação com outras armas defensivas – como mísseis e canhões convencionais – os lasers são mais velozes e são capazes de atingir alvos que realizam manobras defensivas rápidas.

Eles não necessitam de paradas para recarga. Mas sua principal vantagem deve ser o custo operacional mais baixo que o de outras armas.

Canhões de laser também têm limitações, como a possibilidade de a eficácia dos tiros ser prejudicada por más condições atmosféricas. Este vídeo da marinha americana mostra a arma em ação:

Fonte: Exame – Tecnologia/Maurício Grego
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/chineses-criam-canhao-de-raio-laser-que-destroi-drones

Sobre Luciano Abe

Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP. Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)