sexta-feira, 20 outubro, 2017 - 15:59
Capa » Índice - Ordem Cronológica » Toyota lançará carro movido a hidrogênio em 2015
Toyota lançará carro movido a hidrogênio em 2015

Toyota lançará carro movido a hidrogênio em 2015

A Toyota anunciou o lançamento do Mirai, o primeiro carro movido a hidrogênio que deverá ser produzido em grandes quantidades e vendido ao público geral. Ele vai começar a ser vendido nos Estados Unidos e no Japão em 2015.

O Mirai – nome que significa futuro em japonês – é um sedã de quatro portas com o mesmo tamanho do Camry vendido no Brasil. Segundo a Toyota, ele vai rodar 480 km com um tanque de hidrogênio, será reabastecido em 5 minutos e seu escapamento vai soltar apenas vapor d’água.

O carro da Toyota possui uma célula de combustível onde o hidrogênio se combina com o oxigênio do ar, produzindo água e eletricidade. É como uma bateria. Mas, em vez de recarregá-la com eletricidade, coloca-se mais hidrogênio para que a reação química possa continuar.

Essa tecnologia é conhecida desde os anos 60, mas essa fonte de energia nunca foi usada em larga escala por ter custo elevado e diversas barreiras práticas. Uma delas é necessidade de haver postos onde os proprietários possam reabastecer seus carros com hidrogênio.

A Toyota fechou convênios com distribuidoras de combustível para a montagem de uma rede de postos no nordeste dos Estados Unidos e na Califórnia.

Um problema do Mirai é o preço. No Japão, vai custar o equivalente a 156 mil reais. Isso deve limitar bastante o volume de vendas.

Fonte: Exame/Maurício Grego | Foto: Divulgação
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/toyota-anuncia-mirai-seu-revolucionario-carro-a-hidrogenio

Sobre Luciano Abe

Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP. Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)