Na China, ceder o lugar para um idoso no ônibus é uma atitude considerada educada e louvável na sociedade, mas, mesmo quando os assentos são preferenciais, ninguém é obrigado a deixá-los livres para os mais velhos – o ato é voluntário.
Um jovem chinês, porém, estava sentado em um lugar preferencial para idosos, mas não quis ceder e apanhou dos passageiros mais velhos, indignados com sua atitude. Um passageiro chegou a gravar o incidente pelo celular.
O episódio ocorreu na cidade chinesa de Wuhan, onde os ônibus têm assentos amarelos – os “preferenciais” – que são direcionados para mulheres grávidas, idosos e deficientes físicos.
A reação das pessoas na internet tem sido forte e a maioria delas se mostrou revoltada com a atitude dos idosos. “Se eles eram fortes o suficiente para bater no garoto, por que precisavam ter prioridade para sentar?”, comentou uma delas.
“O jovem estava errado de não ceder o lugar para os idosos. Mas esses idosos foram ainda piores…ceder um assento no transporte público é algo voluntário. Como alguém pode usar violência para forçar as pessoas a saírem de seus lugares”, disse outra, indignada.
A agência estatal de notícias da China disse que ninguém foi preso no incidente do ônibus e que o jovem não ficou gravemente ferido.
Fonte: BBC Brasil/Sam Judah
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/09/140910_jovem_agredido_onibus_china_rm.shtml