sexta-feira, 24 novembro, 2017 - 16:16
Capa » Índice - Ordem Cronológica » Compre uma casa na Sicília por apenas 1 euro
Compre uma casa na Sicília por apenas 1 euro

Compre uma casa na Sicília por apenas 1 euro

                                                                                                                                   Getty Images
Sicília


O estilo “dolce vita” do vilarejo de Gangi, na Ilha de Sicília (sul da Itália), marcado pela tranquilidade e longe do estresse das cidades, está à venda por €1 euro.

O preço simbólico é o custo cobrado pela prefeitura de Gangi, eleito o burgo mais bonito do país em 2014, para atrair italianos e estrangeiros que estejam dispostos a se mudar para a Sicília ou, pelo menos, viver na região uma parte do ano. O objetivo é enfrentar o êxodo e o declínio econômico repovoando o centro histórico da cidade, todo construído em pedras.

O burgo medieval no alto de uma colina, com vista para o Etna – o vulcão mais ativo do mundo -, foi fundado no século 12. Os problemas demográficos, porém, começaram a partir dos anos 20, com a intensificação do êxodo rural e do entreguerras, que envolveram a Itália. A atuação da máfia siciliana, que foi combatida e superada, também minou a atividade econômica e as condições de vida na região.

O resultado são cerca de mil casas de pedra, com telhas de barro, algumas com forros de madeira maciça e pisos adornados originais, fechadas e sem moradores há décadas. Destas, uma pequena parte continua à venda por 1 euro, enquanto outras 300 têm preços entre 5 mil e 15 mil euros.

Mas os organizadores da iniciativa não estão preocupados em atrair qualquer morador, pois a comunidade não pode se sentir transformada demais por uma invasão estrangeira. É preciso se identificar com o estilo de vida do burgo, explica Aldo Conte, empresário e proprietário de três hotéis e restaurantes

“Gangi é uma alternativa para educar meus filhos, um pouco o oposto dessa vida Facebook. Meus filhos vão jogar bola e brincar com outras crianças na vida real.”, entusiasmou-se o engenheiro Gerry Vitellaro, morador de Caltanissetta, na própria Ilha de Sicília, que comprou e já reformou por €30 mil euros uma das casas colocadas à venda pela prefeitura.

Fonte: Exame/O Estado de S. Paulo/Andrei Netto
http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/compre-uma-casa-na-sicilia-por-apenas-1-euro

Sobre Luciano Abe

Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP.
Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)