terça-feira, 25 setembro, 2018 - 01:59
Capa » Brasil » Moradora de Paraisópolis faz vaquinha para pagar universidade em Portugal
Moradora de Paraisópolis faz vaquinha para pagar universidade em Portugal

Moradora de Paraisópolis faz vaquinha para pagar universidade em Portugal

Leidiane Silveira


No início deste mês, Leidiane Silveira, de 21 anos, conseguiu a aprovação no curso de economia da Universidade de Coimbra, em Portugal, mas descobriu que o valor cobrado pela instituição é bem maior do que o esperado.

Leidiane SilveiraEla foi selecionada pela instituição com a sua nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A universidade anunciou a adesão ao exame brasileiro em abril e foi a primeira instituição estrangeira a aceitá-lo como forma de ingresso. No processo de maio deste ano foram ofertadas mais de 600 vagas para estudantes do Brasil.

“Imaginei que houvesse alguma taxa, mas não sabia que chegaria a ser 7.000 euros por ano [o equivalente a R$ 21 mil]”, diz Leidiane, que mora em Paraisópolis, na zona sul de São Paulo.

Diante das taxas inesperadas, Leidiane foi estimulada pelos colegas a fazer uma vaquinha virtual para tentar arrecadar R$ 6.400, que corresponde a cerca de 30% da primeira anuidade, que deve ser paga já em setembro.

A vaquinha ficará no ar até o dia 19 de setembro. Além dos 30% da anuidade, ela busca auxílio para a passagem aérea, outras taxas da universidade e as despesas para morar em Portugal.

“Não quero nada de graça nem de ‘mão beijada’. Estou atrás de alguém que possa financiar, mesmo que sob contrato e com as taxas de juros aproximadas das do mercado atual, e, assim que eu terminar os estudos e começar a trabalhar, eu pagarei tudo devidamente como o combinado”, disse em entrevista ao “UOL“.

Link para colaborar na vaquinha virtual: http://www10.vakinha.com.br/VaquinhaE.aspx?e=275312

Fonte: UOL – Educação/Marcelle Souza
educacao.uol.com.br/noticias/2014/08/20/moradora-de-paraisopolis-faz-vaquinha-para-pagar-universidade-em-portugal.htm

Sobre Luciano Abe

Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP. Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)