quinta-feira, 21 setembro, 2017 - 07:30
Capa » Brasil » Ford lança sistema que chama o Samu em caso de acidente com o novo Ka
Ford lança sistema que chama o Samu em caso de acidente com o novo Ka

Ford lança sistema que chama o Samu em caso de acidente com o novo Ka


A Ford lançará o serviço de chamadas emergenciais automáticas (eCall, em inglês) no novo Ka, em setembro. O serviço faz uma ligação automática ao 192, do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), assim que um carro sofre um acidente. A chamada depende da deflagração do airbag ou do desligamento da bomba de combustível que ocorre em fortes colisões traseiras, laterais, tombamento ou capotagem. 

 


Há três situações de grande utilidade: ocupantes inconscientes ou imobilizados, mensagem padronizada repetida duas vezes e fornecimento ao atendente das coordenadas de localização do veículo. No caso de o carro sair da pista e se chocar com obstáculo, à noite em especial, pode não haver testemunhas do acidente, e aí o eCall é ainda mais útil.

A Ford pretende estender o recurso para toda sua linha, a partir de 2015.

Fonte: UOL – Carros/Fernando Calmon
http://carros.uol.com.br/colunas/alta-roda/2014/07/29/ford-lanca-sistema-que-chama-o-samu-em-caso-de-acidente-com-o-novo-ka.htm

Sobre Luciano Abe

Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP. Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)