sábado, 24 Fevereiro, 2018 - 05:05
Capa » Economia » Caixas eletrônicos de câmbio começam a operar em SP
Caixas eletrônicos de câmbio começam a operar em SP

Caixas eletrônicos de câmbio começam a operar em SP

Caixa eletrônico de câmbio


Comuns na Europa e nos Estados Unidos, devem entrar em operação na próxima semana no Brasil os primeiros caixas eletrônicos de câmbio que, por sistema online, permitirão a troca de moedas. Os primeiros terminais estão nos shoppings Villa Lobos e Cidade Jardim, em São Paulo.

Para utilizá-las, o cliente deverá inserir no caixa um cartão de crédito ou débito para identificá-lo no sistema do Banco Central. Pelo processo, será descontado no cartão uma taxa de R$ 5. Em seguida, o usuário deverá inserir dinheiro em espécie na máquina, recebendo em troca a outra moeda. A taxa de conversão será fixada de acordo com a cotação turismo no mercado financeiro, no momento da transação. Será cobrado ainda IOF de 0,38%.

Desenvolvidos para fazer a troca de até 15 moedas, no início, os caixas só aceitarão nove delas: real, euro, peso chinelo e argentino, dólar canadense, australiano e americano e iene. As trocas só poderão ser feitas por real, dólar ou euro.

O terceiro caixa da corretora deverá ser instalado no shopping Butantã, também na capital paulista. Outras 20 máquinas serão instaladas até o fim do ano, nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. 

Fonte: O Estado de S. Paulo/Igor Gadelha
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,caixas-eletronicos-de-cambio-comecam-a-operar-no-pais,1170922,0.htm

Sobre Luciano Abe

Jornalista, fotógrafo, videorrepórter, documentarista, cineasta, mestrando e blogueiro com diplomas e certificados de cursos e especializações nessas áreas pela PUC-SP, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Senac-SP. Foi professor no Senac-SP e na editoria de treinamento da Folha de S.Paulo. Jornalista profissional diplomado (Mtb: 0068126/SP)